Grande Curitiba

Artesãos locais participaram de curso de empreendedorismo para transformar seu trabalho em produto turístico

Depois de participar da oportunidade durante os meses de março, abril e maio, agora eles irão replicar o conhecimento adquirido para mais artesãos campo-larguenses
30 de maio de 2023 às 17:37
(Foto: Divulgação / SMDET e Maurício Morais)

COM ASSESSORIAS – Ao unir a feitura de produtos artesanais com o setor do Turismo, um curso realizado entre março e maio deste ano provocou artesãos de toda a Região Metropolitana de Curitiba (RMC) para que saiam das suas zonas de conforto. Em um viés inovador, a proposta do aperfeiçoamento foi de que também pelo artesanato local o Turismo tem a oportunidade de apresentar uma identidade própria, com um produto turístico do município – o souvenir personalizado.

O curso chamado Empreendedorismo para Artesãos – Artesanato como produto turístico, voltado para o público do Artesanato Paranaense, teve a finalidade de contribuir para o desenvolvimento regional. Com vagas limitadas, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, por meio do Departamento de Turismo, levou cinco artesãos locais nesta oportunidade, os incentivando a participar do processo e, posteriormente, multiplicar o conhecimento adquirido para os demais artesãos campo-larguenses.

As inscrições aconteceram via Agência de Desenvolvimento Turístico da Região Rotas do Pinhão – Curitiba e Região Metropolitana (Adetur Rotas do Pinhão) e a coordenação do curso foi da Cooperativa Social dos Artesãos Empreendedores do Paraná (Cooparte). E os municípios que aderiram – junto com o nosso – apoiando e viabilizando a participação de alguns artesãos no referido curso foram: Agudos do Sul, Araucária, Campo do Tenente (anfitrião que recebeu a capacitação), Contenda, Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Quitandinha, Piên e Rio Negro.

“O artesanato tem sua importância para a divulgação do município, por meio dos produtos comercializados. Este trabalho alavancará de forma exponencial a atração de novos turistas e visitantes para nosso município”, afirma o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Juarez Butture de Oliveira.

O curso – Como ponto básico para economia colaborativa, desenvolvimento social e econômico no setor do Turismo, o curso Empreendedorismo para Artesãos preparou os artesãos do município para desenvolver sua atividade de forma profissional, possibilitando promover tanto o sustento próprio quanto dos seus familiares. As temáticas abordadas foram a criação e planejamento do próprio negócio; a precificação do produto; noções de cooperativismo e associativismo; análise de risco e retorno do negócio; e negociações para venda.

Dividido em fases, a terceira e última etapa foi a exposição de um produto artesanal, finalizando a avaliação do curso. Cada artesão que cumpriu a primeira e segunda etapa expôs um produto e teve dois minutos para explicar sobre o mesmo para a Comissão Avaliadora. As novidades apresentadas foram avaliadas conforme o que foi enfatizado durante a capacitação – a aplicação e apresentação de um produto final, com o compromisso de que, pela aplicação de técnicas produtivas e/ou matérias-primas locais, o município também seja identificado – retratando e divulgando suas manifestações artísticas, aspectos naturais, culturais, atrativos e/ou produtos turísticos campo-larguenses. Dentre todos os artesãos participantes, alguns foram selecionados e terão a oportunidade de participar da Feira Especial de Inverno que acontecerá entre 07/06 e 15/07, em Curitiba, com seu devido produto.

O curso teve origem pelo convênio entre a Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda e a Organização da Sociedade Civil – Geração de Emprego, Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional (OSC GERAR). Foi financiado com recursos do Fundo Estadual do Trabalho (F.E.T./PR) que prevê a realização de cursos de empreendedorismo para jovens e ao público do programa Qualifica Mais Brasil, denominado Projeto Mega – Movimento Empreendedorismo Gerando Alternativas GERAR, o que inclui os artesãos.

A pasta que promoveu a participação dos cinco artesãos campo-larguenses destaca que eles já estão preparados para multiplicar as informações recebidas, objetivando o fortalecimento da atividade artesanal.

Continue acompanhando os canais oficiais da prefeitura de Campo Largo para mais novidades e futuras capacitações.