Grande Curitiba

Secretaria de Ordem Pública fecha Maio Amarelo com mais ações e diálogos com a população

Atividades foram realizadas durante todo o mês de maio em parceria com as forças de Segurança Pública e DepTran, com objetivo de conscientizar o cidadão sobre segurança no trânsito e diminuição de acidentes
2 de junho de 2023 às 17:06
(Foto: Secretaria Municipal de Ordem Pública)

COM ASSESSORIAS – Fechando as atividades do Maio Amarelo – Juntos salvamos vidas, a Prefeitura de Campo Largo, pela Secretaria Municipal de Ordem Pública, faz o balanço das ações realizadas durante todo o mês, para a conscientização e promoção de um trânsito mais seguro.

Foram realizadas mais de 30 blitze da Guarda Municipal e da Guarda Mirim em frente às escolas e cruzamentos, com distribuição de kit educativo, além de palestras nas escolas municipais, atingindo centenas de estudantes.

A Guarda Municipal também realizou trabalho em conjunto com a GM Curitiba na Estrada do Mato Grosso, na Ferraria, próximo à represa do Passaúna, e em conjunto com a GM Araucária, na ponte da represa do Rio Verde (barragem), com um total de 65 veículos fiscalizados.

O secretário de Ordem Pública de Campo Largo, Samir Moussa, destaca que a avaliação final da campanha é positiva e atingiu mais do que o esperado. “Mais de 900 estudantes das escolas municipais foram alcançados com as palestras e diálogos sobre o trânsito seguro. Também participaram de atividades na Pista Municipal do Trânsito e receberam orientações na prática sobre como devem agir os pedestres, ciclistas, motoristas e motociclistas, a fim de evitar acidentes”, disse Moussa.

Ele ainda ressalta que foram entregues mais de 8.000 kits nas blitze educativas e que esta quinta edição da campanha foi realizada de maneira integrada, com as atividades desenvolvidas pela Guarda Municipal, Guarda Mirim e a Defesa Civil, junto a empresas locais. Escolas estaduais e particulares também participaram das ações de prevenção no trânsito.

Nos últimos dias de maio, o trabalho não parou. Na terça-feira (30), a equipe administrativa do DepTran conversou com os alunos da Guarda Mirim sobre ações preventivas de acidentes no trânsito. Também falaram sobre como se divide o departamento e o funcionamento dos serviços disponíveis, como EstaR Digital, penalidades, notificações, multas, recolhimento de veículos abandonados em locais públicos e regras de sinalização viária.

Na quarta-feira (31), o diretor de Operações da Defesa Civil de Campo Largo, Maicon de Lima Soares, complementou as atividades do Maio Amarelo com palestra aos colaboradores da empresa Premotec. Além dela, foram mais quatro empresas que solicitaram a parceria para a capacitação, mais a palestra realizada com os colaboradores do Departamento de Estradas de Rodagem – DER.

O secretário Samir Moussa lembra que as ações, diálogos e blitze de trânsito continuam para a intensificação da segurança viária em todo o município. “O Maio Amarelo chega ao fim, mas a conscientização sobre acidentes no trânsito terá continuidade. Focamos em reduzir o número de vítimas do trânsito. Mesmo com ruas e avenidas bem sinalizadas, há a imprudência de alguns motoristas; precisamos mudar essa realidade. A intenção é envolver cada vez mais a sociedade para reduzir o número de acidentes e tornar o nosso trânsito muito mais seguro”, finalizou o secretário.