Grande Curitiba

Meio Ambiente pede atenção para acúmulo de entulhos em terrenos e vias públicas

As equipes realizam limpezas semanalmente, por meio de um cronograma de roçadas, porém tem sido contínuo o aumento de áreas públicas sujas. É preciso a colaboração da população com o correto destino de cada tipo de resíduo gerado
6 de junho de 2023 às 17:33
(Foto: Divulgação / SMMA)

COM ASSESSORIAS – A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) realiza, semanalmente, serviços de manutenção nas vias de todos os bairros da cidade. Toda segunda-feira é divulgado, aqui neste portal, um cronograma de limpezas e roçadas organizado pela Divisão de Coleta e Limpeza Pública do Departamento de Serviços Urbanos, vinculado à pasta, com a programação dos próximos dias e em quais bairros – lembrando que ela está sempre sujeita a alterações devido às condições climáticas.

Além desse serviço contínuo no município, realizado por empresas terceirizadas, o Departamento também está ampliando a atuação, devido ao aumento de áreas públicas urbanas cheias de entulhos, como vias e terrenos vazios ou com pouco movimento. Esses locais viram alvo do descarte de diversos tipos de resíduos que deveriam receber outro destino e acabam por deteriorar o ambiente em que são jogados. Como exemplo, é usual para as equipes encontrar móveis quebrados e resíduos de Construção Civil (RCC). Lembrando que todo material, mesmo sendo orgânico, quando descartado em locais inapropriados gera um acúmulo que atrai diversos animais, inclusive aqueles que são potenciais vetores de doenças. É um desequilíbrio desnecessário.

Sendo assim, e com o intuito de mudar esse cenário e comportamento em Campo Largo, em maio a Divisão realizou duas ações de limpeza e educação ambiental, uma no bairro Gorski e outra no canteiro central do bairro Rivabem. Também foi realizada uma arborização no local, com o plantio de diversas espécies. Os moradores foram orientados quanto ao descarte correto dos resíduos, bem como quais os canais para solicitação de serviços e denúncias. Foram retiradas duas caçambas cheias de entulhos que poderiam ser destinadas de forma diferente, caso houvesse a prévia solicitação.

A equipe pretende fazer mais ações como essa em outras regiões, pelo menos uma vez por mês, de acordo com os recursos disponíveis e o monitoramento que faz das situações mais críticas. Importante: a limpeza é de áreas públicas, terrenos particulares devem ser mantidos limpos pelos proprietários e estão sujeitos à fiscalização da Secretaria Municipal.

ATENÇÃO: É crime ambiental em Campo Largo a queima de resíduos e sua disposição a céu aberto, conforme disposto na Lei Federal 12305/2010.

Coleta de inservíveis e Coleta Verde – A SMMA disponibiliza gratuitamente coleta de madeiras, podas de árvores, gramas, inservíveis (móveis, colchão, eletrodomésticos). Além disso, também é possível agendar a Coleta Verde que recolhe folhas, galhos, troncos, palha, resíduos vegetais que sobram de podas e limpezas de jardim. Estes materiais são encaminhados ao Horto Municipal, onde são triturados e transformados em adubo orgânico para uso do próprio município na manutenção da arborização das áreas públicas. Não são coletados troncos com peso superior a 50 kg, respeitando a média de peso que 2 homens podem carregar.

Para utilizar esses serviços basta agendar pelo telefone 0800 645 0506 ou solicitar recolhimento pelos telefones (41) 3291-5132 ou (41) 3291-5137, sendo esse último para contato via aplicativo WhatsApp.

RCC – O gerador de resíduos da Construção Civil deve alugar uma caçamba (de empresa licenciada) e exigir o Certificado de Destinação Final, para que seja comprovado o destino adequado do mesmo. Cada gerador é responsável pelos resíduos de suas atividades, sejam reformas, construções, reparos, demolições, entre outros. Entram nessa classificação cimento, tijolos, telhas de amianto, etc. Misturar esses resíduos com outros diversos encarece para o gerador a destinação final. Lembre-se: caçamba não é lixeira!

“A verdade é que ninguém joga lixo fora. Para a preservação do nosso meio ambiente o que precisamos é elevar o grau de consciência e destinar corretamente os materiais recicláveis, reaproveitáveis e os rejeitos. Contamos com a atenção e cuidado de todos os campo-larguenses para manter o município ainda mais bonito e limpo”, finaliza Márcia Paulista, da Divisão de Coleta e Limpeza Pública da SMMA.

Ajude denunciando os descartes irregulares em seu bairro pela Ouvidoria Municipal: 156.