Grande Curitiba

15 de junho – Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa

Campanha alerta para os tipos de violência, abuso e maus-tratos cometidos contra a população idosa.
15 de junho de 2023 às 11:52
(Foto: Freepik)

COM ASSESSORIAS – O dia 15 de junho foi estabelecido como o Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa. A Campanha do Junho Violeta tem como objetivo combater este tipo de violência, como identificar casos de abusos e maus-tratos e divulgar os canais de denúncia.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Marcos Cardoso, nos últimos anos vêm aumentando os casos de violência patrimonial e de abuso financeiro à pessoa idosa. “Estes seriam os tipos de violência com maior número de casos registrados no município. Familiares fazem empréstimos em nome dos idoso, comprometendo quase que totalmente a renda dele, inviabilizando o pagamento de contas e a compra de itens essenciais. Por fim, o idoso ainda acaba abandonado”, explica.

Além desses dois tipos de violência (patrimonial e o abuso financeiro), a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI) alerta para os mais diversos tipos de violência contra esta população, tipificados no Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2013):

  • Abandono
  • Violência física
  • Violência psicológica
  • Violência patrimonial
  • Negligência
  • Violência Institucional
  • Abuso financeiro
  • Violência sexual
  • Discriminação

Abuso financeiro – Em Campo Largo, a Casa Lar do Idoso Flávio Augusto Borges, que fica na Vila Elisabeth, recebe pessoas idosas vítimas de violência. O local é mantido 100% com recursos do município. Atualmente, 14 pessoas vivem lá e, dessas, cinco foram vítimas de abuso financeiro. “É um número que nos preocupa porque é uma violência silenciosa. Nem sempre os vizinhos ou até mesmo outros familiares percebem que o idoso está sofrendo e quando é feita a denúncia a situação dele já é irreversível”, explica Cardoso que também é diretor da Casa Lar do Idoso.

A Prefeitura estima que 23 mil pessoas têm 60 anos ou mais em Campo Largo. Políticas públicas para garantir a qualidade de vida desta faixa etária são essenciais para uma velhice feliz e saudável. Em fevereiro deste ano, a Prefeitura inaugurou o Centro de Convivência do Idoso Jerônimo Stoco ´Momi´, um espaço criado para a oferta de aulas, oficinas, palestras, rodas de conversa, bailes e eventos. O Centro de Convivência do Idoso Jerônimo Stoco ´Momi ´ fica na rua XV de Novembro, 1882, no centro, e abre de segunda a sexta das 08h às 12h e das 13h às 17h.

Os quatro CRAS do município (Ferraria, Popular Nova, Rivabem e Jardim Meliane) também promovem oficinas e atividades de fortalecimento de vínculos para os idosos.

Esporte – A Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Cultura oferece aulas de vôlei-câmbio (vôlei adaptado para a terceira idade) e ginástica adaptada. As aulas acontecem na Vila Olímpica Antonio Lacerda Braga. As aulas de natação e hidroginástica estão temporariamente interrompidas porque a piscina passa por reforma, ganhando cobertura e aquecimento. Mais informações sobre inscrições podem ser feitas pelo telefone (41) 99793-0968 (whatsapp).

Além das aulas, são mais de 50 academias ao ar livre instaladas em várias regiões do município, disponíveis para que os idosos mexam o corpo e pratiquem atividades físicas.

Denúncia – E para denunciar qualquer suspeita de violência, abuso ou maus-tratos contra a pessoa idosa, você pode ligar para a secretaria dos Conselhos Municipais de Campo Largo: (41) 3291-5313, para o Disque Direitos Humanos 100 ou Disque Denúncia 181.