Novo monumento homenageia autoras do hino de Campo Largo
COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Campo Largo inaugurou nesta sexta-feira (16) o monumento Largo Cultural Professoras Odila Portugal Castagnolli e Dinorah Morais Azevedo, na Praça Getúlio Vargas (praça do Museu).
Odila Portugal Castagnolli foi a autora da letra do Hino de Campo Largo e Dinorah Morais Azevedo a autora da composição, por isso, a merecida homenagem.
Na cerimônia de inauguração, estudantes do 2º ano da Escola Municipal Anchieta apresentaram o Hino Municipal para os familiares das homenageadas, professoras, secretários, autoridades e população que acompanhou a solenidade em uma das praças mais importantes do município.
“Foi um momento de relembrar a história da nossa cidade e plantar a semente do orgulho de ser campo-larguense nas nossas crianças”, disse o prefeito Maurício Rivabem.
O secretário municipal de Esporte, Cultura e Lazer, Luiz Gustavo Torres, agradeceu a presença dos familiares das homenageadas e ao trabalho de todos que contribuíram com pesquisa e manutenção da história do Hino Municipal.
“As professoras Odila e Dinorah são duas mulheres que levam na sua história o o conhecimento e a cultura da nossa cidade. Deixaram um legado que merece ser reconhecido em um dia como o de hoje”, disse.
Além do prefeito Maurício Rivabem e do secretário Luiz Gustavo, acompanharam a cerimônia de inauguração a secretária de Educação Dorotéa Stoco, a secretária de Governo Chrystiane Chemim, a vereadora Cléa Oliveira e o vereador André Gabardo.
Família – A sobrinha de Odila Portugual, Lolari Portugal, e a filha de Dinorah Azevedo, Rosângela Maria Azevedo de Bassi, muito emocionadas, também prestaram suas homenagens às grandes professoras. O responsável pela atualização e resgate do Hino Municipal, Alan de Paiva Vidal, também esteve presente.
Homenagem – Odila Portugal Castagnolli nasceu em Campo Largo, em 1907. Foi professora no Grupo Escolar Macedo Soares e na Escola Normal Padre José de Anchieta. Integrou a Academia Feminina de Letras do Paraná (cadeira nº 28) e a Associação de Jornalistas e Escritores do Brasil, entre outras instituições. Foi a responsável por escrever a letra do Hino de Campo Largo. Autora de vários livros, chegou a denominar Campo Largo em seus textos como “Cidade das Magnólias”. Odila dá seu nome a uma bilbioteca municipal no distrito da Ferraria e a um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), no centro. Faleceu em 1999, aos 92 anos.
Dinorah Morais Azevedo nasceu em Tomazina, norte pioneiro, em 1917. Formou-se professora e atuou em Campo Largo. Era pianista e compositora, criando a melodia do Hino Municipal. Faleceu aos 79 anos. Em 2016, o município já homenageu a professora criando a Avenida Professora Dinorah Morais Azevedo que inicia no bairro Bom Jesus.
História – De acordo com pesquisa realizada pela diretora do departamento de Patrimônio Cultural e Fomento à Cultura de Campo Largo, no ano de 1957, Odila Portugal Castagnolli escreveu a poesia que deu origem ao Hino Municipal. Em 1967, na gestão do prefeito Newton Puppi, foi encomendada pela Divisão de Educação, Cultura e Turismo, juntamente com o Conselho Municipal de Educação, a gravação de duas versões do hino.
HINO DE CAMPO LARGO (1967)
Letra: Odila Portugal Castagnolli
Música: Dinorah Moraes Azevedo
Campo Largo, éden bendito,
Recanto de paz, de amor.
Tem nas raias do infinito.
Glórias bençãos e louvor.
É uma terra hospitaleira
Linda Flor do Paraná,
Sempre terna, alvissareira,
Por nós outra não há.
CORO
Campo Largo da Piedade
Cheio de graça e de luz,
Encerra toda a bondade
Da terra de Santa Cruz.
Bem de longe veio a Santa
Para o bravo Papai Grande,
Esta imagem nos encanta
Nosso culto mais se expande
Salve o 2 de fevereiro
Prelúdio da linda história
Do seu destino o roteiro,
Canto de amor e de glória.
CORO
Campo Largo da Piedade
Tem o céu lindo de anil,
Encerra a fraternidade
E a esperança do Brasil.