Grande Curitiba

Cultura participa de rodada técnica para utilização de recursos da Lei Paulo Gustavo

O evento, promovido pelo Ministério da Cultura em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, teve como objetivo central prestar suporte técnico e capacitação para gestores e gestoras municipais sobre a aplicação dos recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG)
23 de junho de 2023 às 11:48
(Foto: Divulgação Secretaria de Esporte, Lazer e Cultura e Kraw Penas (SEEC)

COM ASSESSORIAS – O secretário municipal de Esporte, Lazer e Cultura, Luiz Gustavo Torres, o diretor de Ação Cultural, Tiago de Andrade, e o economista da Secretaria Municipal da Fazenda, William Schepiura, participaram nos dias 19 e 20 de junho do Circula MinC, em Foz do Iguaçu.

O evento, promovido pelo Ministério da Cultura em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, teve como objetivo central prestar suporte técnico e capacitação para gestores e gestoras municipais sobre a aplicação dos recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG).

No primeiro dia, o secretário e o diretor participaram do lançamento do Observatório da Cultura e assistiram a palestras sobre os sistemas da Lei Paulo Gustavo (LPG). Já o segundo dia ficou marcado pela continuidade da parte técnica e a realização da 2ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Cultura (CONSEC), ampliada para que todos os presentes pudessem conhecer as conselheiras e os conselheiros estaduais recentemente empossados.

“Participamos também de uma oficina de criação de editais. Foi tudo muito proveitoso, conhecemos muita gente e ficamos por dentro das novidades culturais”, disse o secretário.

LPG – A Lei Paulo Gustavo (Lei Federal nº 195, de 8 de julho de 2022) tem como objetivo apoiar a produção cultural no país. Ela prevê o repasse de R$ 3,86 bilhões do Fundo Nacional de Cultura (FNC) a estados e municípios voltadas ao setor cultural, por meio de editais, chamamentos públicos, prêmios ou outras formas de seleção pública.

Para Campo Largo, o total de recursos previsto é de R$ 1.134.912,03. O secretário explica que o valor será dividido em eixos para abertura de editais.

“A área que mais vai receber recursos é a produção audiovisual. Teremos a possibilidade de iniciar algum projeto de cinema itinerante no município, produção de curtas, longas, documentários, clipes para bandas, e também parte dos recursos irão para a capacitação: aprender a fazer roteiro, filmagem, e utilizar ferramentas do audiovisual”, explica Luiz Gustavo Torres. A LPG também garante destinação de verbas para teatro, música, dança, entre outros projetos.

Participação – De acordo com a organização do evento, mais de 700 pessoas de vários municípios paranaenses participaram do Circula MinC em Foz do Iguaçu. A secretária da Cultura do Paraná, Luciana Casagrande Pereira Ferreira, disse estar feliz com a grande adesão e ressaltou o esforço da SEEC em sensibilizar os municípios para que façam seus planos de ação e utilizem os recursos da Lei Paulo Gustavo. “Vamos acessar os recursos em todos os municípios. Quanto mais acessarmos os recursos da cultura, mais movimentamos as economias locais e mais levamos arte e cultura para a população”, disse.