Grande Curitiba

Capacitação da Defesa Civil é aplicada em escolas, equipamentos públicos e em comunidade indígena

No mês de julho, o Projeto Cidadão Preparado foi levado a servidores públicos de escolas, CMEIs, Secretaria de Educação e do Centro Pop e ao povo indígena.
2 de agosto de 2023 às 16:41
(Foto: Defesa Civil Campo Largo)

COM ASSESSORIAS – A Defesa Civil de Campo Largo vem realizando um amplo trabalho de capacitação com a população para reforçar medidas preventivas e ações estratégicas em situações de perigo, desastres, catástrofes naturais e acidentes.

A capacitação se dá pelo Projeto Cidadão Preparado, executado pelo diretor de Operações da Defesa Civil do município, Maicon de Lima Soares, que traçou uma agenda com diversos públicos para realizar os treinamentos teóricos e práticos.

Acompanhe abaixo:

– 21.07: Capacitação com 57 profissionais da Secretaria Municipal de Educação;

– 21.07: Capacitação com 45 profissionais do CMEI Rudolf Anton Michael Gohringer – manhã;

– 21.07: Capacitação com 12 profissionais da Escola Municipal Luiz Rivaben – tarde;

– 27.07: Capacitação no Centro Pop, com pessoas em situação de rua – 13h;

– 01.08: Capacitação e curso de prevenção contra incêndio com 32 alunos da Guarda Mirim – aulas teóricas e práticas (simulação e contenção de incêndio);

– 02.08: Capacitação com povos indígenas, nas dependências do Museu do Mate (Parque Histórico do Mate).

O treinamento traz a instrução aos participantes em ações para conter situações de emergência, principalmente com a aplicação do curso de Primeiros Socorros, além de disseminar a conscientização da prevenção como melhor forma de evitar emergências e desastres. “Também oriento todos a se cadastrarem para receber o alerta da Defesa Civil, que tem como objetivo preparar a comunidade sobre a chegada de algum evento climático adverso”, diz Maicon Soares.

Alerta -Atualmente Campo Largo tem 10.177 pessoas cadastradas para receber o alerta da Defesa Civil e o objetivo é chegar a 15 mil pessoas até o final deste ano.

Para o mês de agosto a agenda de capacitações está em fechamento, mas já está confirmado o treinamento com usuários do CAPS, para a primeira quinzena.

Cidadão Preparado -O “Cidadão Preparado” já ultrapassou o número de 1.100 pessoas capacitadas em Primeiros Socorros, em quase dois anos. O diretor de Operações também explica que o objetivo é dialogar e traçar um plano padronizado e formar agentes da Defesa Civil. “Quando passamos por uma situação de extremo conflito, como um desastre e/ou uma catástrofe natural, temos que agir rápido para evitar ao máximo o número de vítimas e os danos à cidade como um todo. É nesta hora que entra o treinamento que estamos fazendo com diversos públicos, desde servidores da Administração Municipal até comunidades distintas. O objetivo é o contingenciamento rápido e certeiro e uma rede emergencial de apoio, suporte e ajuda”, destacou o diretor.

O Projeto nivela o procedimento da instrução, padronizando a linguagem e estabelecendo metas com as comunidades, observando as características da cidade e os diferentes públicos envolvidos.

Receba alerta da Defesa Civil gratuitamente pelo número de mensagem: 40199.