Grande Curitiba

1ª Festa da Primavera trouxe educação ambiental, beleza e lazer para o campo-larguense

Uma realização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o grande mote da Festa da Primavera foi a educação ambiental com campanha para a destinação correta de resíduos orgânicos e recicláveis, além da distribuição de 2.612 mudas de diversas espécies.
26 de setembro de 2023 às 17:08
(Foto: Divulgação/PMA)

COM ASSESSORIAS – Uma festa com muita beleza, lazer, cultura e cuidado com o meio ambiente para dar as boas-vindas à nova estação. Esta foi a Primeira Festa da Primavera, realizada no último fim de semana (dias 23 e 24 de setembro), no Parque Newton Puppi.

Aproximadamente 15 mil pessoas circularam pelas diversas atrações da festa nos dois dias de evento. Em frente ao Casarão Histórico, chamou a atenção do público o Projeto Flores de Campo, do Coletivo Tau, com a instalação de mais de 1.400 flores em cerâmica, criando um belo jardim em frente ao cartão postal de Campo Largo.

A exposição se tornou um marco para a cidade, conhecida como Capital da Louça e um dos 14 municípios do Paraná que participam do projeto Smart Cities (Cidades Inteligentes), com a arte urbana inserida neste conceito. O coletivo presenteou o Museu Histórico e a instituição cultural Canarinhos de Campo Largo com exemplares produzidos pelos artistas.

Ainda no Casarão, durante o sábado, a população pôde entrar gratuitamente no Urânia Planetário, projetado para simular o céu e fazer viagens intergalácticas.

Também no sábado, atraindo um grande público, o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Paraná (NCCC) realizou a 1ª Exposição Morfológica do Cavalo Crioulo. A exposição é uma categoria da ABCCC (Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos) e contou com mais de 70 animais do Paraná e de outros estados. Os mais bem avaliados receberam troféus e escarapelas.

Educação ambiental – Uma realização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o grande mote da Festa da Primavera foi a educação ambiental com campanha para a destinação correta de resíduos orgânicos e recicláveis, além da distribuição de 2.612 mudas de diversas espécies. O Tiro de Guerra, Grupo de Escoteiros Farol do Passaúna e Grupo de Escoteiros ECO também contribuíram bastante, promovendo atividades de educação ambiental, orientações e recreação.

Durante a festa, os campo-larguenses conheceram a nova integrante da Família ECO, a Pricilha. Prima que veio de longe, PRICILHA tem personalidade forte e decidida, mas é muito amorosa com todos que querem um mundo melhor. Essa mini cientista adora tecnologia, pesquisas e invenções e representa a logística reversa – reaproveitamento e correto descarte de resíduos com alto grau de danos ao meio ambiente como agrotóxicos, medicamentos, lâmpadas, óleos lubrificantes e de cozinha, pilhas e baterias, pneus e aparelhos eletroeletrônicos.

Agora, com mais uma integrante da Família Eco, a Educação Ambiental em Campo Largo está completa: BIAgradável, cuidando dos resíduos orgânicos; RejeiTINHO, responsável pelos rejeitos, ou lixo comum; NaturECO, que trata os resíduos recicláveis; e PRICILHA, com os resíduos especiais.

“Esta festa trouxe a família para o Parque Newton Puppi mais uma vez. Parque revitalizado, com vias, estacionamento e calçadas pavimentados, ciclovias e equipamentos novos. Esta foi a Primeira Festa da Primavera e, dependendo de mim, teremos esta comemoração por muitos e muitos anos”, disse o prefeito Maurício Rivabem.

Feira e alimentação – Movimentando a economia e apoiando o artesão e o pequeno empresário, a Festa da Primavera contou com mais de 50 expositores dos mais diversos produtos (flores, arranjos, suculentas, paisagismo, jardinagem e artesanatos em geral), além de uma variada praça de alimentação com mais de 15 foodtrucks.

A artesã Célia Franco faz dioramas e terrários com suculentas e destacou a importância da realização de feiras e eventos no município. “A gente reaproveita materiais, utilizando recicláveis e tem tudo a ver com a proposta da Festa da Primavera. Este parque é maravilhoso e tem que ser aproveitado para ter mais feiras como esta e dar espaço para nós”, disse.

Atrações musicais e culturais – Na programação dos dois dias, muita música, apresentações culturais e atividades esportivas. No sábado pela manhã, teve aulas de Yoga, Grit, ritmos e fitdance. Teve também arco e flecha e atividades com grupos escoteiros. Artistas locais como a banda Fantasmas do Velho Oeste e a cantora Erica Barroso, entre outros, se apresentaram, assim como o grupo folclórico Piccola Itália.

Moradora de Campo Largo há um ano e meio, a pedagoga Rafaela Touron Harz, aproveitou o sábado com a família. “A gente viu no Instagram da Prefeitura e veio. A Festa foi bem planejada, muita área de sombra, artesanato local bem variado, plantas, flores… Estamos levando mudas de erva-mate e ipê-roxo para casa também”, conta.

Inaugurações – No sábado, a Prefeitura inaugurou oficialmente o primeiro parquinho adaptado para cadeirantes no município, com balanços, gira-gira e gangorra. Os brinquedos foram desenvolvidos conforme as normas da ABNT, sendo parte de um conjunto de Playgrounds acessíveis criados para pessoas com deficiência em parques públicos e privados de todo o país, conforme o projeto da Lei Federal nº 13.443/2017.

Ainda em outubro, a Prefeitura vai instalar mais brinquedos nos mesmos moldes no Parque da Lagoa, no bairro Jardim Ouro Verde e na Escola Municipal Professora Neuza, que fica no bairro Jardim Florestal e que atende mais de 130 estudantes com deficiência.

Parcão – Outra novidade para os frequentadores do Parque Newton Puppi é o “Parcão”, uma área de 400m² em frente ao Tiro de Guerra para uso exclusivo dos pets. O espaço foi aberto pela primeira vez durante a Festa da Primavera e conta com vários brinquedos como rampa, salto em altura, caixa de areia, passarela, túnel, zig zag, aro e pontos de equilíbrio.

Todo cercado com telas e blocos de cimento, ele foi pensado para proporcionar liberdade mas impedindo que os animais escapem. Para a segurança de todos, animais de grande porte e de raças ferozes devem estar com focinheira.

Cuidado com o Parque – A Prefeitura também finalizou neste mês de setembro a obra da via de entrada de veículos ao Parque e estacionamentos. Hoje, o Parque Newton Puppi conta com vagas para mais de 200 veículos e tem uma área de mais de 1.460.000 m², com quadras esportivas, campo de futebol, ciclovias, parquinhos, banheiros, sendo uma ótima opção de lazer e cuidado com a saúde para os campo-larguenses. A atual gestão também criou e revitalizou ciclovias e calçadas, e reforçou a iluminação no local.