Grande Curitiba

Semana da Pessoa Idosa reuniu participantes em várias atividades sociais

Semana da Pessoa Idosa foi marcada por eventos como caminhada e até sessão de cinema para os moradores de Campo Largo com mais de 60 anos
2 de outubro de 2023 às 17:44
(Foto: Secretaria de Desenvolvimento Social e SMCSeTI)

COM ASSESSORIAS – Entre 25 de setembro e 2 de outubro, foi realizada em Campo Largo a Semana da Pessoa Idosa, uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e com parceria da Secretaria de Esporte, Lazer e Cultura, Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, em celebração ao dia 1º de outubro – Dia Internacional da Pessoa Idosa.

As atividades começaram na Praça Getúlio Vargas — a praça do Museu —, com uma caminhada até o Centro de Convivência da Pessoa Idosa Jerônimo Stoco “Momi”. Lá eles puderam realizar exames rápidos, como o de glicemia, ganharam um kit com água, biscoito e frutas e seguiram para a Vila Olímpica.

Inaugurado em fevereiro deste ano e atendendo pessoas idosas todos os dias, o Momi — que fica entre a Igreja Matriz e a praça João Antônio da Costa (do Sagrada) — é um espaço para interação social, convívio e relacionamento. Entre as pessoas que frequentam o lugar está a dona Olívia Conceição Marques, que falou sobre o acolhimento que recebe por lá.

“O Centro de Convivência Momi é uma coisa muito importante. A gente é uma família, participamos todas as semanas, todos os dias da semana, a gente tem um acolhimento muito maravilhoso das pessoas que trabalham aqui,” disse Olívia. “Nós temos o bingo, que é importante para a mente, a dancinha que é importante para a alma… É uma alegria imensa quando a gente participa das terapias, da ginástica, de tudo”, conta.

A Prefeitura estima que mais de 23 mil pessoas acima de 60 anos vivam em Campo Largo e o Centro de Convivência contribui para inclusão social desses cidadãos, oferecendo aulas de artesanato, música, jogos de mesa, ginástica e a realização de bailes.

“Muitos deles são carentes de atenção, então precisam da gente no sentido de afeto, amor, união,” declarou a educadora social, Ghessica Ceglio. “Esse contato que a gente tem nas oficinas é para criar vínculos e isso é muito importante para eles, que falam que o Centro de Convivência é a extensão da casa deles”, explica.

Coral – Outro dos destaques dessa semana aconteceu na terça-feira (27) na Casa da Cultura, quando foi realizada a primeira apresentação do Coral do Centro de Convivência da Pessoa Idosa Jerônimo Stoco. O grupo cantou músicas como Chalana, de Almir Sater, Maracangalha, de Dorival Caymmi e Oração pela Família, do Pe. Zezinho.

Composto por 30 integrantes, todos acima dos 60 anos, o coral foi regido pela professora Pauline Roeder Siqueira e marcou o segundo dia da Semana da Pessoa Idosa. Após a apresentação, os presentes assistiram à palestra “Cuidados que transformam a vida da Pessoa Idosa”, com a médica especialista em Geriatria e Gerontologia pela Associação Médica Brasileira e mestre em Medicina Interna, Valderez Parolin Teixeira.

Ao longo da semana, ainda foram realizadas atividades como oficina de artesanato, jogos de mesa, orientações sobre saúde bucal, roda de conversa com o Centro de Referência de Assistência Social (CREAS), gincana, sessão de cinema e até eleição da Rainha e Princesas da Primavera.

Serviço:

Aberto de segunda a sexta, das 08h às 12h e das 13h às 17h, o Centro de Convivência do Idoso Jerônimo Stoco “Momi” está localizado na rua XV de Novembro, 1882. Telefone: (41) 3291-5396.