Saúde municipal lança Programa Envelhecer Saudável, mais um grupo de apoio para os campo-larguenses, com encontros no Momi
COM ASSESSORIAS – A prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anuncia o lançamento de mais um programa gratuito disponibilizado para a população. Chamado Envelhecer Saudável, será um grupo de apoio para a população idosa de Campo Largo, ou seja, pessoas com idade a partir dos 60 anos, segundo a Organização Mundial da Saúde. Aberto ao público, também receberá familiares, cuidadores, redes de apoio, amigos e demais interessados.
O lançamento do programa está marcado para a próxima sexta-feira, dia 20 de outubro, das 9h às 11h, no Centro de Convivência da Pessoa Idosa Jerônimo Stoco, o “Momi”, localizado no Centro. A ocasião contará com uma abertura feita pelo médico Alexandre Cavalli sobre “a importância do cuidado à saúde da pessoa idosa”, uma roda de conversa sobre o Outubro Rosa com a fisioterapeuta Carla Mendonça, e por fim a assistente social Jeane Moreira irá orientar sobre o Programa Medicamento em Casa. O evento terá ainda uma feira de serviços e a presença do prefeito Maurício Rivabem e da secretária municipal de Saúde, Daniele Fedalto.
Depois da abertura no dia 20/10, o próximo encontro será no dia 17/11. O programa terá continuidade no mesmo local e horário, sempre na 3ª sexta-feira de cada mês, sendo que em cada mês será abordado um tema diferente, com uma roda de conversa. Também estará sempre disponível uma feira de serviços com atendimento de enfermagem, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, disponibilidade de imunização contra Covid e Influenza, renovação de receitas Hiperdia, atualização cadastral e demais orientações necessárias.
“Com alegria lançamos mais um programa que entra no cronograma de ações da Saúde Municipal. A ideia é que o dia do encontro seja o dia de cuidar da saúde, encontrando todos os serviços em um só lugar. Sabe-se que o envelhecimento tem impactos importantes na saúde, então queremos organizar e promover uma rede de atenção à saúde para a oferta de cuidados longitudinais, minimizando ao máximo as consequências de doenças, especialmente as crônicas não transmissíveis, que hoje afetam boa parte dos idosos. Nosso olhar parte também do Estatuto do Idoso e de oferecer a eles assistência humanizada e as garantias asseguradas em lei”, afirma a secretária municipal de Saúde.
O programa – As reuniões do Envelhecer Saudável deverão promover cuidados para vivenciar um envelhecimento saudável. Os principais objetivos serão: minimizar as consequências da Hipertensão e do Diabetes; incentivar a alimentação saudável; orientar sobre a importância das práticas de atividade física; acompanhar de maneira quantitativa e qualitativa os dados vitais, a fim de promover as adequações necessárias; facilitar o acesso e a comunicação desta população idosa com a Atenção Primária da Saúde Municipal.
Atualmente os idosos representam 14,3% dos brasileiros, ou seja, 29,3 milhões de pessoas, de acordo com a Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde. De acordo com pesquisas anteriores promovidas pelo mesmo órgão, 25,1% dos idosos tem diabetes, 18,7% são obesos, 57,1% tem hipertensão e 66,8% tem excesso de peso. Já a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde acredita ser importante que os idosos de hoje e os do futuro possam envelhecer de maneira saudável e ativa. Ou seja, que a idade avançada não impeça as pessoas de ser e fazer o que querem ou valorizam.
Compartilhe essa notícia com familiares e conhecidos que podem se beneficiar deste programa!
SERVIÇO:
Lançamento do Programa Envelhecer Saudável
Primeiro encontro: 20/10/2023
Início: 9h
Local: Centro de Convivência do Idoso Jerônimo Stoco “Momi”
Endereço: Rua XV de Novembro, 1882, Centro
Telefone: (41) 3291-5396