Portal “Adoção Responsável” completa três meses

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Campo Largo, por meio da junção de três Secretarias Municipais: Meio Ambiente, Saúde e Comunicação Social e Tecnologia da Informação, reforça para aqueles que estão à procura de um animal de estimação o portal “Adoção Responsável”. Este site tem como objetivo incentivar a adoção de animais abandonados nas ruas da cidade, que atualmente estão sob o cuidado de protetores cadastrados no município, e procuram por um lar fixo.
O espaço virtual funciona como uma feira de adoção onde as organizações e protetores individuais podem divulgar fotos e informações sobre os animais que estão sob seus cuidados. Atualmente, a página conta com o perfil de 11 bichinhos – cães e gatos. Lá você encontra informações sobre a história de cada um, idade, entre outras. Quatro deles já foram adotados.
Além dos cães e gatos para adoção, o projeto tem uma seção para animais perdidos ou roubados. Quem der falta do seu pet, pode mandar fotos e dados do animal para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo WhatsApp (41) 3291-5137 para que a equipe possa atualizar o site.
Protetores e entidades protetoras
Quem atua na causa animal e quiser participar do site precisa fazer, de forma online, o Cadastro de Protetores e Entidades Protetoras de Animais do município, conforme orienta o Edital de Chamamento Público divulgado em 2022, no Diário Oficial nº 2267. Ele permanece aberto e é só enviar a documentação solicitada pela SMMA neste link.
Confira a lista de documentos e mais informações do cadastro nesta matéria AQUI.
O objetivo da Prefeitura é credenciar protetores individuais (pessoas físicas que resgatam e cuidam de animais em situação de rua) e entidades protetoras (pessoas jurídicas) atuantes no município, sendo moradores ou sediados aqui, a fim de criar um vínculo oficial entre eles e a prefeitura.
Entre os direitos que os protetores cadastrados usufruem estão: 1) participar das castrações e microchipagem nas clínicas parceiras, 2) participar do banco de rações que foi oficializado pela Lei Municipal 3185/2020, 3) ter acesso a capacitações de veterinários e cuidadores já experientes, e 4) participar do site Adoção responsável para divulgação dos animais e, assim, alcançar possíveis tutores.
Para dúvidas e outras informações, os contatos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente são: (41) 3291-5137 ou [email protected].