Grande Curitiba

Programa “Desvendando o Autismo” ressalta desafios da rotina para pacientes, pais, familiares e cuidadores

Todos os meses, sempre na última quarta-feira, acontecem as reuniões do grupo de apoio, na Unidade da Mulher e da Criança. A próxima será no dia 29 de novembro
21 de novembro de 2023 às 12:03
(Foto: Freepik)

COM ASSESSORIAS – A prefeitura de Campo Largo convida pais, familiares e cuidadores de pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) para participarem do programa “Desvendando o Autismo”. Organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, o encontro acontecerá na última quarta-feira do mês, dia 29/11, às 17h30, na Unidade da Mulher e da Criança (UMC) que fica próxima do parque Newton Puppi.

O tema da palestra será “Desafios do Autismo no Cotidiano”, ministrada pelo psicólogo Otavio Augusto Horning e pela terapeuta ocupacional Rhaiza de Oliveira Godoy, ambos da equipe da UMC. Para participar basta comparecer no dia e horário marcado, não é necessário fazer inscrição, pois o grupo de apoio é gratuito e aberto ao público, criado por profissionais da Saúde de Campo Largo.

Aproveite a oportunidade para conhecer a estrutura e equipe multidisciplinar, bem como esclarecer dúvidas e dificuldades que os pais, familiares e cuidadores de crianças com TEA estão passando.

Você sabia?
– Pacientes diagnosticados com TEA aqui de Campo Largo possuem uma equipe de Psicologia, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia estruturada para atender a demanda do município nos atendimentos a pacientes e familiares. A Prefeitura de Campo Largo, por meio das Secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social e Governo, convida os campo-larguenses autistas, bem como seus familiares, responsáveis e cuidadores, para conhecerem e usufruírem dos serviços disponibilizados. O objetivo é promover o pleno desenvolvimento e inclusão deles, e ainda lembrar dos direitos garantidos a este público.

Documentos de identificação – A Carteira de Identidade da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) é um documento nacional, emitido pelo Governo do Paraná, que contém informações de identificação da pessoa com TEA, contato de emergência e, caso tenha, informações de seu representante legal/cuidador. Esse instrumento visa garantir a atenção integral, o pronto atendimento e a prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados.

Para emiti-la, a pessoa ou o responsável deve preencher o cadastro e anexar documentos aqui Em caso de dificuldade para acessar a Internet, procure um dos quatro CRAS do município, ou o CAC localizado na sede administrativa da prefeitura (Av. Padre Natal Pigatto, 925, bairro Vila Elizabeth) onde os assistentes sociais ajudarão na realização dos cadastros para a confecção da carteira.

Há também a Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência que pode ser confeccionada de maneira online, neste mesmo portal de notícias, e é válida para pessoas com TEA. De acordo com a Lei Municipal nº 3.309, de 30 de abril de 2021, a carteirinha garante o acesso aos benefícios e direitos estabelecidos em outras leis federais, estaduais e municipais. Ela é expedida sem custo, por meio de requerimento devidamente preenchido e com a apresentação dos seguintes documentos:

– Documento de identificação RG e CPF do requerente;

– Certidão de Nascimento ou Casamento do requerente;

– 1 foto 3×4 recente;

– Comprovante de endereço atualizado;

– Laudo médico com o diagnóstico e código da Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde, ou do Transtorno do Espectro Autista – TEA, firmado por médico especialista na deficiência do requisitante;

– Documentos do representante legal RG e CPF (se houver).

O documento será expedido após verificação dos documentos e o requerente deverá fazer acompanhar no site da prefeitura, em Consulta de Processo Digital, com o número do comprovante de abertura do processo e o código verificador. Esta Lei Municipal também consta no Decreto Municipal n° 32, de 11 de fevereiro de 2022. Mais informações podem ser obtidas no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) e, para quem não tem acesso à internet, o CAC e um dos CRAS auxiliam na confecção da mesma.

Prioridade no atendimento – A Lei Municipal nº 3063, de 26 de junho de 2019, estabelece prioridade no atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista e é válida em estabelecimentos públicos e privados de Campo Largo. Ou seja, supermercados, bancos, farmácias, restaurantes, lojas comerciais, instituições de ensino, hospitais e demais estabelecimentos de uso público. Para comprovação e aplicação da lei, o consumidor deverá apresentar declaração médica, atestando o TEA, ou a CIPTEA.

SERVIÇO:

Programa Desvendando o Autismo

Tema: Desafios do Autismo no Cotidiano

Data: 29 de novembro de 2023

Horário: 17h30

Local: Unidade da Mulher e da Criança (UMC)

Endereço: Rua Haroldo Hein, 2412, próxima ao parque Newton Puppi

Informações: (41) 3291-5280