Grande Curitiba

Programa Grávidas Ativas leva informação e apoio às futuras mamães de Campo Largo

Participantes do programa mantido pela Secretaria de Saúde falam sobre a impacto da ação em suas vidas
5 de dezembro de 2023 às 16:31
(Foto: Dori Prata / SMCSeTI)

COM ASSESSORIAS – “O que é ser mãe? Ser mãe é a tarefa mais bela e a mais difícil que uma mulher pode passar. Então, nessa caminhada, nada melhor do que ter alguém para andar de mãos dadas com você.” É assim que Dâmaris Belz Goncalves Cordeiro descreve o Grávidas Ativas, programa realizado pela prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretária de Saúde.

A Divisão de Atenção Primária em Saúde de Campo Largo é responsável pelas reuniões mensais das gestantes, na Unidade da Mulher e da Criança, sempre com uma temática nova a fim de instruir quem está se preparando para receber uma nova vida. No encontro mais recente, realizado na semana passada (29), as mamães participaram de uma ação inovadora chamada Ecografia Ecológica, coma enfermeira Vivian Freitas de Borba e estudantes da Universidade Positivo. As mamães com idade gestacional acima de 36 semanas tiveram suas barrigas pintadas, simulando o tamanho e a posição que a criança está. Depois, elas aproveitaram um delicioso café da tarde, com a participação da secretaria municipal da pasta, Danielle Fedalto.

Boas experiências e autocuidado – “O Grávidas Ativas é sobre isso. É saber que você não está ali sozinha. Saber que você pode encontrar uma rede de apoio onde vai ser ouvida, vai ser entendida, vai ser abraçada e vai ser cuidada. Quem ama, cuida, mas também precisa de cuidado”, constata Dâmaris que é profissional freelancer e está com o parto da Hadassa previsto para abril de 2024.

Ela frequenta os encontros desde o final de setembro e observa que o programa tem ajudado no viés psicológico das participantes, já que devido às muitas emoções vividas pelas grávidas, os profissionais ligados ao projeto e as palestras ministradas ajudam a fornecer as informações e o carinho que elas tanto precisam. E exemplifica: “cada dia é uma programação diferente, parece que uma se complementa com a outra. É tão bom a gente receber uma informação nova de como cuidar do bebê, tanto durante a gestação quanto depois que ele nascer. Também é bom escutar que você é a prioridade do bebê”.

Outro ponto elogiado por Dâmaris são as rodas de conversas, espaço em que as participantes aproveitam para apoiar umas às outras. “Como mulheres, a gente quer dar conta de tanta coisa que acaba se esquecendo da gente, acaba se esquecendo que também temos sentimentos, que também temos que ser ouvidas e entendidas”, completa.

Profissionais especializados – Quem também demonstrou sua admiração e gratidão pelo programa foi Daniele Barbosa. Atualmente na 36ª semana da sua primeira gravidez, da Laura, ela participa do Grávidas Ativas desde a descoberta da gestação, algo que garante estar lhe ajudando muito. “A gente tem muitas dúvidas, muitos receios, muitos medos e no programa pude falar com profissionais capacitados, meninas super atenciosas, carinhosas com a gente. Foi muito válido em todos os sentidos: emocional, em relação ao tratamento do bebê, e também em relação à alimentação, que era um dos meus maiores medos”, pontuou.

A mamãe da Laura afirmou também que, graças ao apoio da equipe da Unidade da Mulher e da Criança, hoje ela se sente preparada para os próximos meses. Moradora recente de Campo Largo, ela disse que na sua antiga cidade não havia um programa como o Grávidas Ativas e que, por isso, agradece a iniciativa da Secretaria de Saúde do município.

Tanto Dâmaris quanto Daniele declaram o desejo de que o programa Grávidas Ativas perdure como importante fonte de apoio e de instrução, e continue alcançando mais mulheres neste momento tão importante de suas vidas.

E você, também está passando por esse momento especial? Conhece alguém que pode usufruir do programa? Compartilhe essa notícia para que mais mamães campo-larguenses possam participar! O próximo encontro será no dia 20 de dezembro e não precisa de inscrição, é só comparecer.