Educação em tempo integral amplia o desenvolvimento cultural, físico e social dos estudantes

COM ASSESSORIAS – Ofertar uma boa estrutura escolar, principalmente nos primeiros anos dos estudantes, é muito importante para o futuro dos cidadãos. Pensando nisso, a Prefeitura de Campo Largo tem investido cada vez mais na educação integral.
Visando oportunizar a vivência de atividades que não são contempladas na matriz curricular do período regular, a ampliação da jornada escolar compreende a permanência do estudante na escola durante maior tempo (no mínimo 7 horas). Nesse período, são realizadas atividades que favorecem a aprendizagem e promovem competências necessárias ao desenvolvimento da cidadania.
Contudo, o ensino em tempo integral vai muito além de apenas permanecer mais horas na escola. Essa proposta visa garantir ambientes, aulas e atividades que irão aprimorar o desenvolvimento cultural, intelectual, físico e social do estudante. Nesta modalidade é possível atender a demanda da comunidade escolar e, assim, integrar as diferentes áreas de conhecimento, proporcionando mais tempo para o lazer, a cultura e a prática de exercícios físicos.
Em Campo Largo, atualmente o ensino em tempo integral atende 535 estudantes do infantil até o 5º ano do ensino fundamental. Eles possuem acesso a aulas de karatê, capoeira, pilates, música, robótica, informática, inglês e a prática de horta escolar, em uma das seguintes escolas:
- Escola Municipal Monsenhor Ivo Zanlorenzi – do infantil até o 5º ano
- Escola Municipal José Alexandre Sávio – estudantes de 3º, 4º e 5º ano
- Escola Municipal Policarpo Miranda – estudantes do 1º ao 5º ano
- Escola Municipal Vereador José Andreassa – estudantes do 1º ao 5º ano
- Escola Municipal XV de Outubro – estudantes de 4º e 5º anos
A cidade conta ainda com 21 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) funcionando em período integral. Neles são atendidas 2.481 crianças com idades entre quatro meses e três anos e 11 meses.
Para 2024, a Secretaria estuda a ampliação da educação em tempo integral para outras escolas e CMEIs.
Integração – Como o tempo que cada pessoa fica na escola serve para oportunizar aprendizagens, durante os dias 11, 13 e 14 de dezembro a Secretaria de Educação de Campo Largo realizou um programa de integração entre cerca de 730 estudantes das escolas integrais do município. Nele ocorreram apresentações de músicas, karatê, capoeira e gincanas.
Nos três dias, os educandos demonstraram uma grande interação entre os pares e pertencimento ao ambiente escolar, garantindo assim direitos e oportunidades, além de compreenderem e expressarem o mundo utilizando as diferentes linguagens.