Grande Curitiba

UBS Águas Claras permanece fechada para limpeza e revisão elétrica após furto e incêndio

Incidentes atingiram a Unidade, sendo que o primeiro causou uma fragilidade na parte elétrica da unidade, levando à segunda ocorrência. Equipes da Prefeitura realizam limpeza das salas tomadas pela fuligem
10 de janeiro de 2024 às 10:36
(Foto: Thatiana Bueno/SMCSeTI)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Campo Largo informa que, na tarde do último domingo (07), um incêndio de pequenas proporções atingiu a UBS Águas Claras. Ele iniciou devido a uma fragilidade na estrutura elétrica da unidade que foi causada por uma ocorrência anterior de furto de um ar-condicionado de dentro da mesma UBS, no final do ano passado.

Tal furto também causou o primeiro princípio de incêndio e, em ambas as ocorrências, o Corpo de Bombeiros rapidamente atuou no local. Felizmente, ninguém ficou ferido e as situações foram rapidamente controladas. Agora fica o retrabalho de restauro e limpeza, pois a primeira ocorrência de 29 de dezembro já tinha ocasionado danos e tal necessidade. Tanto que a SMS retirou do local vacinas e medicamentos e a UBS seria reabastecida hoje, quando estava previsto o retorno das atividades.

No momento, além do forro, algumas paredes e piso, o principal é a limpeza dos móveis e equipamentos de algumas das salas da UBS Água Claras que ficaram cobertas de fuligem. Esta unidade realiza em média 200 atendimentos por dia, desde consultas médicas e odontológicas à vacinação, e deverá permanecer fechada pelos próximos dias.

UBS fechada – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa aos pacientes da região que, devido ao ocorrido, permanecerá fechada pelo menos até a próxima sexta-feira, dia 12/01. Sendo assim, os atendimentos da população serão remanejados para as unidades Vila Glória e Amadeu Mazzo, no Botiatuva.

Danielle Fedalto, secretária municipal de Saúde, disse que a prioridade agora é a segurança dos pacientes e dos funcionários que atuam no local. “Ainda estamos avaliando, mas os danos estruturais na UBS não foram extensos. Nossa equipe já está trabalhando na limpeza e reorganização da unidade e, é claro, a intenção é liberar o atendimento o mais rápido possível. Contudo, o momento exige cautela e uma revisão completa da estrutura elétrica”, disse.

A secretária de Saúde reforça também o remanejamento dos atendimentos para as UBSs Vila Glória e Amadeu Mazzo. “São unidades próximas que fazem atendimento médico, vacinação, entre outros serviços de saúde. Já os pacientes com consulta agendada devem aguardar, a equipe da SMS irá contatar todos para marcar uma nova data ou informar em qual Unidade Básica de Saúde será realizado o seu atendimento”, explica.

Após avaliação ontem (08), o longo desta terça-feira (09) acontece um mutirão para limpeza e restabelecer a ordem na Unidade Básica de Sáude (UBS) Águas Claras. O local também passa por uma revisão elétrica antes de reabrir o atendimento para a população.

SERVIÇO:

UBS Amadeu Mazzo (seg a sexta – 8h às 17h)
Rua João Stukas, 3237, Botiatuva

UBS Vila Glória (seg a sexta – 8h às 17h)
Rua Belo Horizonte, 165, Vila Glória