Grande Curitiba

Pinhais terá Cinema ao Ar livre nesta sexta-feira (18)

A cidade receberá uma programação fora de época do Mata Atlântica EcoFestival, o maior festival de Aventura, Cinema e Vida ao Ar Livre do Sul do Brasil
17 de outubro de 2024 às 16:58
(Foto: Bruno Spessato/CMP)

COM ASSESSORIAS – Amanhã, dia 18 de outubro, às 19h, o Parque das Águas recebe uma sessão de cinema ao ar livre. A atividade estava programada para acontecer em agosto durante a terceira edição do Mata Atlântica EcoFestival, mas precisou ser adiada por conta das condições meteorológicas.

Olivia Isfer, uma das organizadoras do festival, explica que o Mata Atlântica promove, além de atividades esportivas, exibições de arte e o estímulo ao empreendedorismo outdoor, à economia criativa e à vida ao ar livre, um festival de cinema internacional.

Este ano o III Festival de Cinema de Aventura, Vida ao Ar-Livre e Natureza do Mata Atlântica Ecofestival atraiu inscrições de 1.097 filmes de 33 países. Destes, 20 foram selecionados e exibidos em três noites na Cinemateca de Curitiba, no Campo das Artes, em São Luiz do Purunã, e também no Coreto do Passeio Público, na capital paranaense.

“Em três anos de festival é a primeira vez que conseguiremos levar filmes de curta e média metragens de altíssima qualidade para uma sessão aberta, noturna, ao ar livre, para um público diverso”, comemora Olivia. Serão exibidos seis filmes com a duração total de 1h22 e foram escolhidas produções do Brasil, Chile, Estados Unidos, França e Uganda. As temáticas são esporte ao ar livre, aventura e natureza.

Há previsão de uma noite fria, assim como o que ocorre nas exibições ao ar livre de festivais de cinema de aventura internacionais. Por lá é comum famílias e amigos chegarem às sessões com suas mantinhas, cadeiras de praia e bebidas quentes. “É um programa diferente, gratuito e garantimos que os filmes são excelentes, para a família toda”, reforça Olivia.

A programação tem o apoio institucional da Prefeitura de Pinhais. “A cultura e o esporte são extremamente importantes para todas as pessoas. Ficamos muito felizes em poder receber este evento em nosso município, ainda mais em um local como o Parque das Águas, que já respira qualidade de vida em Pinhais”, reforça o secretário municipal de governo Márcio Mainardes.

Aventuras Urbanas

Não é a primeira vez que Pinhais é incluída na programação do festival, que movimenta, durante quinze dias do mês de agosto, várias cidades do litoral, serra do mar, grande Curitiba e também de São Luiz do Purunã, distrito de Balsa Nova.

Nesta recente edição, cerca de 150 crianças de escolas municipais da cidade participaram do Aventuras Urbanas, projeto social do festival. Elas passaram uma tarde diferente no Parque das Águas, praticando esportes de diversas modalidades ao ar livre.

As crianças foram divididas em grupos e supervisionadas por instrutores e um grupo de voluntários. Cada criança ficou 20 minutos em cada módulo, podendo experimentar esportes talvez nunca antes vivenciados por elas como ciclismo, pump track, técnicas de corrida cross country (montanha), yoga e canoagem à seco. “Acreditamos no esporte como ferramenta de transformação social. A prática esportiva aumenta a autoestima e a autoconfiança, atua no desenvolvimento motor e cognitivo, melhora o sono, a qualidade de vida”, explica Olivia.

O Festival

O Mata Atlântica EcoFestival 2024 – o maior festival de esportes de Aventura, Cinema e Arte do sul do Brasil – acontece anualmente, no mês de agosto, em cidades da região do Bioma da Mata Atlântica no Paraná, incluindo Litoral, Serra do Mar, Grande Curitiba e também em São Luiz do Purunã, representante dos nossos Campos Gerais. Durante 15 dias, cidades como Antonina, Piraquara, Quatro Barras, Pinhais, São José dos Pinhais, Araucária, Curitiba e Balsa Nova recebem atividades que privilegiam a vida ao ar livre e a natureza.

Os três pilares que sustentam o evento são os esportes de AVENTURA, o CINEMA e a ARTE. Aristides Athayde, um dos organizadores do evento, explica que o EcoFestival é um movimento que anda na contramão do Nature déficit disorder, o transtorno do déficit de natureza. “O acesso restrito a áreas naturais, ou seja, a nossa desconexão com a natureza causa inúmeros problemas físicos e comportamentais. O que nós propomos é aumentar esse tempo ao ar livre, melhorar a qualidade de vida das pessoas e, por consequência, sensibilizá-las para as pautas ambientais”.

SERVIÇO

Cinema no Parque – Mata Atlântica EcoFestival

Data: 18 de outubro, das 19h às 20h30

Local: Parque das Águas, Pinhais

Instagram: @mataatlanticaecofestival

Site: www.mataatlanticaecofestival.com.br