Grande Curitiba

Campo Largo recebeu Encontro de Secretários de Educação da Região Metropolitana

Participaram representantes de 16 municípios que puderam ter um momento de troca. Na pauta os desafios do setor e planos para 2024
24 de janeiro de 2024 às 16:15
(Foto: Thatiana Bueno / SMCSeTI e Divulgação / SME)

COM ASSESSORIAS – Aconteceu nesta terça-feira (23), na nova sede do Polo UAB (Universidade Aberta do Brasil) de Campo Largo, o primeiro Encontro de Secretários de Educação da Região Metropolitana neste ano. Representantes de 16 municípios, junto com técnicos de suas pastas, estiveram reunidos ao longo do dia para interação, sendo recepciodados pelo prefeito de Campo Largo, Maurício Rivabem, e a secretária de Educação do município, Dorotéa Stoco.

Este grupo de secretários municipais de Educação se articula desde a pandemia e, na programação do dia tiveram um momento inicial com a presença de Roni Miranda, secretário estadual de Educação, e Eliandra Bini Jaskiw, chefe de núcleo da Área Metropolitana Sul. Roni esteve na abertura e ressaltou as parcerias e o crescente número das escolas integrais no município, bem como a mobilização em mostrar aos jovens novas opções e formações ligadas ao universo digital, preparando-os para o letramento digital. “Nossas prioridades são a frequência escolar dos estudantes e a aprendizagem, com indicadores que demonstrem a evolução e a alfabetização na idade certa, visando o melhor aproveitamento e a não evasão”, disse.

Mauricio Rivabem comentou, na sequência, sobre a importância de “apostar na educação para formar uma sociedade mais preparada para superar os desafios da atualidade. Investimentos na área são de extrema importância como, por exemplo, para uniforme e merenda escolar, pois geram bons impactos. Isso demonstra a preocupação com o estudante como um todo e garante condições dignas para frequentar a escola e aprender”, pontuou.

Já a secretária de Educação do município destacou a oportunidade de compartilhar experiências, dificuldades em comum, vivências e situações, o que colabora para fortalecer os laços que unem tais comunidades educacionais. “Esse momento rico é para troca de ideias, reflexão, constatações, com o intuito de construirmos planos de ação e caminhos conjuntos promissores. Cada encontro é uma oportunidade de aprimoramento em prol da Educação. Sem dúvida, a experiência e a liderança de cada secretário são inspiradoras para todos os envolvidos”, ressaltou Dorotéa Stoco.

Depois da abertura aconteceu um coffee break de integração dos presentes e, em seguida, a roda de conversa “Os desafios da Educação” discutiu, especialmente, quatro temas: transporte escolar, alimentação escolar, tempo integral e inclusão nas salas de aula. Os presentes puderam falar de seus projetos educacionais e dialogar com o intuito de promover uma educação de qualidade que todos merecem.

Presenças – Estiveram presentes no evento, além do secretário estadual e do prefeito de Campo Largo, secretários municipais de Educação dos seguintes municípios: Dorotéa Stoco, de Campo Largo; Eliza Dranka Pazda, de Agudos do Sul, Jucie Parreira dos Santos, de Almirante Tamandaré, Adriana de Oliveira Chaves Palmieri, de Araucária, Luciana Schmidt representando Indianara Mello Leal Schmidt de Balsa Nova, Carmem Bueno do Nascimento, de Bocaiúva do Sul, Giovana Mion Casagrande, de Campo Magro, Luciane Dala Valle Correia de Freitas representando Alcione Luiz Giaretton de Colombo, Ana Lucia Flores da Cunha Marques, de Contenda, Izaniel Nicolau da Silva, de Doutor Ulysses, Neuzeli Schmidt Camargo, da Lapa, Maria Aparecida Claudino Biscaia, de Mandirituba, Clarice de Fátima Fragoso, de Piên, Andrea Franceschini, de Pinhais, Loireci Dalmolim de Oliveira, de Piraquara, Elisabete Rodrigues Baido, de Rio Branco do Sul e Jussara do Rocio Heide, de Rio Negro.

O grupo também almoçou junto e fez um tour por Campo Largo, visitando lojas de louças e porcelanas. O próximo encontro já foi marcado e será em Pinhais, no dia 28 de fevereiro.