Grande Curitiba

Prefeitura de Campo Largo e SENAI iniciam aulas do Projeto Qualifica Paraná 2024

Com uma bolsa auxílio de R$ 600, cursos de automação acontecem em uma estrutura móvel localizada no pátio do Centro Administrativo da Prefeitura
26 de janeiro de 2024 às 16:49
(Foto: Dori Prata (SMCSeTI)

COM ASSESSORIAS – Na última quarta-feira (24) iniciaram as aulas de dois cursos profissionalizantes ofertados através de uma parceria entre governo do Estado e a Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET).

Aberto a todas as pessoas com ao menos 16 anos e com ensino fundamental completo, o Projeto Qualifica Paraná 2024 – Unidades Móveis visa garantir acesso à capacitação profissional à população de Campo Largo, o que consequentemente reflete na indústria e comércio.

Com 16 vagas cada, os cursos de Sistemas de Automação Industrial com CLP e Acionamentos Industriais: Hidráulica e Pneumático tiveram uma alta procura. Todas as vagas foram preenchidas rapidamente e os alunos com frequência regular recebem uma bolsa de R$ 600 para ajuda de custo.

“Agora, com essa parceria com o governo do Estado, estamos conseguindo dar a possibilidade das pessoas estudarem e também se manterem com essa bolsa, porque sei que é difícil apenas estudar,” declarou Maurício Rivabem. “Essa bolsa é importantíssima, permitindo que os participantes frequentem as aulas com mais tranquilidade.”

Quem comemorou essa oportunidade e a bolsa ofertada foi João Rafael das Neves, de 22 anos. Um dos inscritos no curso de Sistemas de Automação Industrial com CLP, ele trabalha como jovem aprendiz e ser formou como Técnico em Eletromecânica pelo SENAI, local onde ficou sabendo do Projeto Qualifica Paraná 2024.

“Espero que essa qualificação traga um diferencial para o meu currículo, principalmente por agregar no curso que já possuo,” afirmou. “Esse será um diferencial para entrar numa empresa grande, uma multinacional, pois elas pedem qualificação, então a expectativa é abrir portas.”

Para João Rafael, poder fazer uma qualificação oferecida pelo SENAI e ainda receber um apoio financeiro por isso, é uma grande oportunidade, algo que beneficiará não só a população, mas o município. “A prefeitura quer investir na qualificação do pessoal de Campo Largo e isso é uma coisa boa, traz bastante profissionais para a região,” disse. “A gente tem indústrias grandes e boas aqui, mas que requerem uma mão de obra qualificada.”

Outro inscrito no curso é o Operador de Torre Tecnológica, Alexandre Almeida Dias, de 32 anos. “Um curso como esse, com o nome do SENAI, vai ser reconhecido em qualquer lugar,” declarou. “Estou com uma expectativa lá em cima, porque ainda vai alavancar a minha carreira não só dentro da empresa que trabalho, mas fora também… Se eu quiser mudar de ramo, também terei a oportunidade.”

Para marcar o primeiro dia dos cursos, o evento de abertura contou com a participação do prefeito Maurício Rivabem; do chefe do Núcleo Regional – Secretaria do Estado de Qualificação e Renda, Cristhian Ciccarino; do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Juarez Buture; da pedagoga do SENAI – Unidade Campo Largo, Silmara Aparecida dos Santos; e do secretário municipal de Desenvolvimento Social, Eliezer Leal.

Qualifica Paraná – Realizados em uma estrutura móvel instalada no pátio do Centro Administrativo da prefeitura, os cursos contam com uma carga horária de 96 horas, sendo 8 horas de preparação para o mercado de trabalho.

Essa é uma parte muito importante das aulas, pois com ela os participantes aprendem temas como os desafios do mercado de trabalho, oportunidades compatíveis com suas habilidades pessoais, a necessidade de construir uma imagem profissional positiva e identificar as etapas de um processo seletivo.

Ainda este ano, o projeto disponibilizará mais cursos de outras modalidades de qualificação, em diferentes áreas de conhecimento. Continue acompanhando os canais oficiais para novidades do projeto no município.