Grande Curitiba

Prefeitura chama cidadãos para atualização cadastral no CadÚnico para benefícios dos programas sociais

Os beneficiários devem fazer no mínimo a cada dois anos a atualização cadastral. A não atualização gera bloqueio e cancelamento nos programas de assistência social.
8 de fevereiro de 2024 às 17:26

COM ASSESSORIAS – Dados do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) informam que cerca de sete milhões de famílias foram incluídas nos processos de averiguação e revisão cadastral no país, após correção do Cadastro Único (CadÚnico) em 2023.

Todas as famílias cadastradas devem realizar a atualização cadastral a cada dois anos, obrigatoriamente, feita na própria sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – bloco 1 da prefeitura, ou nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da região. Caso não haja a ataulização após o período de dois anos, as famíias são automaticamente bloqueadas e canceladas em programas sociais como o Bolsa Família, por exemplo.

A revisão cadastral abrange as famílias que estão com o cadastro desatualizado há mais de dois anos. Já a averiguação cadastral verifica as famílias que apresentam algum indício de inconsistência, seja de renda, de declaração de vínculo empregatício, ou de composição familiar. Uma mesma família pode estar nos dois processos de qualificação, dependendo da sua situação.

As famílias que estão na ação de qualificação cadastral (mudança de renda, de emprego) devem procurar o CRAS de sua região para atualizar seus dados.

As ações de qualificação precisam ser contínuas para garantir que o Cadastro Único reflita a realidade das famílias e, com isso, contribuir para que os mais de 30 programas sociais que utilizam o CadÚnico cheguem a quem precisa.

Em Campo Largo, 17.140 famílas estão cadastradas no CadÚnico (referência dezembro/2023).

Lista – Desde o dia 11 de janeiro de 2024, os municípios já têm acesso às listagens de famílias ou à consulta aos dados por meio do Portal de Gestão do Cadastro Único e devem seguir o cronograma de atualização.

Como atualizar e o que levar:

Para realizar a atualização, o responsável familiar com o nome no CadÚnico deve agendar e levar ao CRAS de sua região, se não tiver, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, os seguintes documentos:

– Documentação dos integrantes da família;
– Comprovante de endereço atualizado;
– Declaração de matrícula dos filhos;
– Certidão de óbito (para exclusão de um membro do domicílio por falecimento).

Já para iniciar o Cadastro Único, os documentos necessários são:

– Documentos originais de todos que residem na casa;
– Carteira de Identidade e CPF;
– Título de Eleitor;
– Carteira de Trabalho;
– Comprovante de Seguro Desemprego, se estiver recebendo;
– Comprovante de endereço atualizado;
– Telefone para contato;
– Certidão de nascimento, casamento ou divórcio;
– Carteira assinada: trazer o último holerite (comprovante de renda).

Atenção – Se nunca teve Carteira de Trabalho, retirar o 6.6 na Caixa Econômica Federal. Se perdeu a Carteira de Trabalho, retirar vínculo empregatício no Ministério do Trabalho.

Observação – O Cadastro Único para receber o Renda Baixa Luz Cocel vence a cada um ano.

SERVIÇO:

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social
Endereço: Av. Padre Natal Pigatto, 925, Vila Elizabeth (bloco 1 da sede da prefeitura)
Expediente: Segunda a sexta-feira / 8h às 12h – 13h às 17h
Contato: (41) 3291-5072 ou (41) 3291-5075