Grande Curitiba

Pessoas com 60 anos de idade ou mais têm benefícios especiais com Carteira da Pessoa Idosa; Saiba como fazer

4 de março de 2024 às 11:48
(Foto: Thatiana Bueno (SMCSeTI)

COM ASSESSORIAS – Pessoas com 60 anos ou mais têm direito à Carteira da Pessoa Idosa que, em Campo Largo, é emitida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e pelo Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC).

A carteirinha é descrita no Estatuto do Idoso – Lei nº 10.741/2003 e estabelece benefícios como no sistema de transporte coletivo interestadual (rodoviário, ferroviário e aquaviário), com reserva de duas vagas gratuitas por veículo para idosos com renda igual ou inferior a dois salários mínimos e, ainda, desconto de 50%, NO MÍNIMO, no valor das passagens, para pessoas idosas que excederem as vagas gratuitas, com renda igual ou inferior a dois salários mínimos, também.

Os cidadãos nesta faixa etária também têm preferência na hora de estacionar nas vagas disponibilizadas no trânsito central da cidade, pelo Estacionamento Rotativo (EstaR), com isenção total, desde que comprovada pela carteira do idoso para vaga especial; esta, feita no DepTran, com a documentação pessoal do solicitante.

Para fazer a Carteira da Pessoa Idosa, basta o cidadão ir até o Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) com os documentos pessoais e comprovações:

– Ter idade igual ou superior a 60 anos;

– Renda individual menor ou igual a dois salários mínimos;

– Inscrição no CadÚnico (Cadastro Único) de Programas Sociais do Governo Federal.

Outra forma de fazer a Carteira do Idoso é de maneira online, pelo endereço eletrônico.

O acesso ao endereço eletrônico se dará por meio de uma conta gov.br, que garante a identificação pessoal para acessar os serviços digitais do Governo Federal.

Como acessar – Além de atender os critérios (renda, idade, dados atualizados no Cadastro Único), para o cidadão acessar sua própria Carteira da Pessoa Idosa no endereço eletrônico do novo sistema, será necessário criar um login no gov.br. É importante lembrar que o cidadão consegue emitir somente a sua própria carteira, não havendo possibilidade de emissão do documento para outras pessoas.

Após o cadastro de login no gov.br, para acessar o sistema, basta inserir este link em qualquer navegador, podendo ser pelo computador ou pelo celular, e clicar na opção “EMITIR”.

Os idosos também têm direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) que é solicitado sempre via CadÚnico, nos equipamentos de Assistência Social – CRAS de cada região. Este benefício vale para idosos que residem sozinhos, sem comprovação de renda. Por isso, é muito importante fazer a atualização do CadÚnico a cada dois anos, no bloco 1 da prefeitura, no departamento do Cadastro Único, com apresentação dos documentos pessoais.

Mais informações:

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (bloco 1 da prefeitura)

Endereço: Av. Padre Natal Pigatto, 925 – Vila Elizabeth

Contato: (41) 3291-5075 ou (41) 3291-5016

Expediente: Segunda a sexta-feira / 8h às 12 e das 13h às 17h