Grande Curitiba

Chuva intensa provoca alagamentos, queda de árvores e outros danos em Campo Largo

É importante estar preparado para lidar com situações de urgência, seguir as recomendações de segurança da Defesa Civil e conhecer os processos da Prefeitura para o atendimento adequado a quem precisar
20 de março de 2024 às 16:54
(Foto: Arquivo / SMCSeTI)

COM ASSESSORIAS – Campo Largo, assim como as demais cidades da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), foi surpreendida com uma chuva muito intensa no fim da tarde e começo da noite desta terça-feira (19). Em apenas 30 minutos, o município registrou uma quantidade de chuva equivalente à previsão de um mês inteiro, totalizando 45 mm, segundo o Cemaden.

Isso resultou, em pouco tempo, em diversas ocorrências de muitas localidades aonde o escoamento não venceu, causando queda de árvores, entupimento de manilhas, alagamentos e outros danos. A Prefeitura de Campo Largo, juntamente com o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, trabalha desde ontem a noite para amenizar os estragos em diversas regiões que tiveram ocorrências imediatas. Assim que a chuva baixou, aos poucos, o dreno foi retomado e as águas dos rios baixaram também.

“A Prefeitura vem realizando, nos últimos anos, obras de drenagem e de asfalto em centenas de ruas. Este volume de água, em tão pouco tempo, somado ao descarte incorreto de lixo nas vias, sobrecarrega o sistema pluvial. Então nossas equipes estão sempre a postos, acompanhando os alertas climáticos e já cientes das medidas a tomar em casos como esse, atuando em conjunto com a Defesa Civil no momento da ocorrência, e após o evento na recuperação de danos”, afirma Flávio Barszcz, secretário municipal de Obras Viárias.

Ocorrências – Dentre os atendimentos realizados pela Defesa Civil no dia 19 de março estão a queda de seis árvores, sendo uma delas em via pública (Rua Manoel Vieira Lopes no Jardim Tropical), outra em área de acesso a residências (no bairro Razera), e ainda uma queda de árvore em residência (na Rua Araucária, Vila Dom Pedro).

Também houve sete vistorias em residências, e o registro de alagamentos em residências nos bairros Botiatuva, Vila Bancária, Campina, Rivabem e Vila Pompeia. E as vias que alagaram foram: Rua Xavier da Silva, Rua Cabral, Rua Antônio Boaron, Rua João Stukas, Rua Alcebiades Afonso Guimarães e Rua Subestação de Enologia.

Falta de energia – Após o forte temporal também foram registradas diversas ocorrências de interrupção do fornecimento de energia – a maioria de pequena abrangência. Os pontos mais atingidos, segundo a Cocel, foram a Rondinha, Jardim Rondinha, Loteamento Gorski, Ratada, Botiatuva e interior. As equipes da Cocel seguiram trabalhando para reestabelecer o fornecimento o mais rapidamente possível, em todas as regiões.

Registros nos canais oficiais da Prefeitura – A falta de acionamento, nestes momentos, dificulta os registros de acontecimentos na cidade, os atendimentos e a resolução de eventuais problemas. Há diversas secretarias municipais e cada uma delas tem suas atribuições nestes momentos. Em caso de ocorrências solicite diretamente na Defesa Civil pelo número 199, ou também no 153 da Guarda Municipal, que dá apoio nos atendimentos. Ambos dividem o mesmo espaço físico e têm funcionamento 24h.

Sendo assim, a Prefeitura reforça que, nas situações causadas por intempéries, é preciso solicitar auxílio das equipes. Além da Defesa Civil, é importante utilizar os canais oficiais como a Ouvidoria (telefone 156) ou realizar a abertura de processo digital no autoatendimento deste portal (www.campolargo.pr.gov.br). Tendo em mãos o número do processo ou o número da Ouvidoria, o cidadão terá um retorno objetivo da situação do seu pedido, e tais ferramentas permitem às equipes conversarem entre si e se organizarem na atuação, servindo a população na sua necessidade e com a agilidade que cada caso pede.

Somente seguindo o processo formal da Prefeitura as equipes municipais responsáveis poderão oferecer o suporte e segurança à toda comunidade.

Defesa Civil – número 199
Guarda Municipal – número 153
Corpo de Bombeiros – número 193