Grande Curitiba

Festival de Teatro de Bonecos tem grande público no Centro, Ferraria e Três Córregos

Espetáculo "Os Bichos", da Cia. Almazem Teatro de Bonecos, encantou mais de 250 crianças e adolescentes da Escola Municipal Augusto Pires de Paula e do Colégio Estadual São Francisco de Assis, em Três Córregos, por exemplo. Durante os quatro dias, o festival atingiu um público de mais de 1.500 pessoas.
25 de março de 2024 às 17:19
(Foto: Taianá Martinez (SMCSeTI)

COM ASSESSORIAS – A 1ª Mostra de Teatro de Bonecos de Campo Largo e 3ª Edição do Festival Bonecos no Portão, da Cooperativa Curitibana Arte Animada, foi um grande sucesso. Durante os dias 21, 22 e 23 de março foram realizadas diversas apresentações e oficinas gratuitas na Casa da Cultura, na praça Getúlio Vargas (praça do Museu) e em escolas municipais.

Seis companhias e grupos de teatro de bonecos encantaram crianças, adolescentes e adultos campo-larguenses. De acordo com o secretário municipal de Esporte, Lazer e Cultura, Luiz Gustavo Torres, durante os quatro dias de apresentações, o festival atingiu um público de pelo menos 1.510 pessoas.

Os espetáculos na Casa da Cultura tiveram como público estudantes da ERCE, da Escola Municipal 1º de Maio e turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Mas as peças também foram abertas à população em geral que lotou o auditório em todas as apresentações ou parou para assistir na praça Getúlio Vargas.

Nos distritos – Pensando no público que nem sempre consegue vir ao centro da cidade, Cia. Almazem Teatro de Bonecos, com apoio das secretarias de Esporte, Lazer e Cultura e de Educação, levou o espetáculo “Os Bichos” para a Escola Municipal Padre Natal Pigatto, no distrito da Ferraria, e para a Escola Municipal Augusto Pires de Paula e Colégio Estadual São Francisco de Assis, que ficam no distrito de Três Córregos, a mais de 40 quilômetros do centro de Campo Largo.

A E.M. Augusto Pires de Paula, em Três Córregos, tem 235 alunos no ensino regular e 34 na educação especial, que assistiram à peça. Além deles, estudantes do Colégio Estadual São Francisco de Assis, que ocupa o mesmo endereço, também acompanharam a apresentação. O diretor da escola municipal, João Everaldo de Ramos, disse que até os adultos voltaram a ser crianças. “Foi fantástico, espetáculo completo, com intérprete de libras pensando na real inclusão. Todos se divertiram muito”, disse.

Oficinas – Ainda dentro da programação da 1ª Mostra de Teatro de Bonecos de Campo Largo, na quinta-feira (21) turmas de teatro da Casa da Cultura e do Centro da Juventude Bom Jesus participaram de uma oficina de boneco com artista plástico e bonequeiro, Evaldo Barros.

O Festival de Teatro Bonecos no Portão é um projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura, executado com recursos da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal. É realizado pelo Teatro de Marionetes Beto Hinça, uma ideia da Cooperativa Curitibana Arte Animada e apoio cultural da Prefeitura de Campo Largo e Euro News Brasil.