Grande Curitiba

Palestra musical Entre Mares de Sereios conscientizou população sobre violência contra as mulheres

Espetáculo realizado na Casa da Cultura alertou sobre homens abusadores que conquistam mulheres com promessas e cujo resultado são relacionamentos tóxicos
27 de março de 2024 às 17:07
(Foto: Dori Prata (SMCSeTI)

COM ASSESSORIAS – Para encerrar o mês em que a Prefeitura de Campo Largo celebrou as mulheres, aconteceu na segunda-feira (25), na Casa da Cultura, a palestra musical Entre Mares de Sereios.

Parte do Instituto Lanterna Musical, o evento procura conscientizar homens e mulheres sobre um problema que não pode mais ser ignorado: relacionamentos abusivos e violência doméstica.

A palestra idealizada pela médica Flávia Pinho Ohde aborda o assunto de forma lúdica e bem humorada, mas sem se esquivar de temas delicados como abuso psicológico, patrimonial, sexual e físico.

Essa abordagem pode ser vista no próprio nome do espetáculo, que usa a figura de um homem encantador para mostrar às mulheres os cuidados que elas precisam ter, principalmente ao começar um relacionamento.

No final da palestra, o público presente ainda teve a oportunidade de ouvir o forte — mas importantíssimo — relato de Alessandra Ramos, mulher que, para evitar o pior, se viu obrigada a mudar de estado e recomeçar sua vida longe do antigo parceiro.

Um problema para a sociedade – Infelizmente, onde deveria ser um porto seguro e existir uma relação de afeto e respeito, é onde as mulheres mais sofrem, já que a maioria das ações praticadas contra elas acontece no próprio lar. Além disso, os causadores dessa violência muitas vezes são os maridos, companheiros ou pessoas de confiança.

Ao sugerir a exibição da peça no município, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) visou chamar a atenção da população justamente para um problema com o qual seus profissionais lidam constantemente, que são as mulheres vítimas de violência. Em todo o Brasil, 18 milhões de mulheres foram vítimas deste mal em 2023, o que representa um estádio de futebol de 50 mil lugares, lotado, todos os dias!

Por sua vez, o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Eliezer Leal, aproveitou a palestra para ressaltar a importância das mulheres e que elas devem ser celebradas durante todo o ano. Ele também agradeceu a parceria com o Instituto Lanterna Musical, assim como a presença de alunos e professores dos colégios estaduais Macedo Soares e Sagrada Família, bem como os funcionários da Prefeitura.