Grande Curitiba

Moradores da Ferraria terão nova unidade da Casa SO+MA para descarte e destinação de materiais recicláveis

Prefeitura e Casa SO+MA selaram mais essa parceria ontem (04) e anunciam que a novidade será instalada ainda no 1º semestre de 2024
5 de abril de 2024 às 17:18
(Foto: Thatiana Bueno / SMCSeTI e Divulgação / SMMA)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura comunica a chegada de mais uma Casa SO+MA no Município, um local para entrega de materiais recicláveis. Dessa vez será no bairro Ferraria que é uma APA (Área de Proteção Ambiental) e, conforme Decreto Municipal nº 83 publicado no Diário Oficial nº 2642, em 26 de março deste ano, foi concedido à startup a permissão de uso do espaço público (25 m²).

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) se prepara para a chegada da nova unidade – também denominada ponto de entrega e coleta voluntária (PEV) – que será na Rua Mato Grosso, nº 9277, ao lado da Escola Estadual Professora Edith. A previsão é de que este PEV esteja instalado ainda no 1º semestre deste ano.

“No ano de 2023, a primeira Casa SO+MA daqui captou mais de 59 toneladas de materiais recicláveis, recebidos entre maio e dezembro. São resultados tão satisfatórios e importantes para a cidade que a equipe da Secretaria de Meio Ambiente já se prepara para a instalação do novo ponto, na Ferraria, com a intenção de disseminar ainda mais o projeto, criando o hábito de separação para a população da região, e também trazendo benefícios para incentivar a reciclagem”, conta Mirela Jacomasso Medeiros, diretora do departamento de Gestão, Controle e Fiscalização Ambiental da pasta.

Como funciona – A Casa SO+MA nada mais é do que um contêiner amarelo aonde a população pode entregar materiais recicláveis. Em 2023 foi inaugurada a primeira unidade de Campo Largo, localizada na Rua do Centenário, ao lado do CIOSP, uma parceria da empresa Soma Negócios Inclusivos, SIG Combibloc e Instituto Recicleiros. Cada Casa SO+MA recebe os materiais recicláveis da população e conta com um atendente que auxilia na pesagem dos resíduos e na computação de pontos. A unidade de Campo largo destina os materiais recebidos para a Cooperativa de Catadores Recicla Campo Largo, conforme Acordo de Cooperação firmado. E o novo PEV também destinará os materiais para a mesma cooperativa.

Sua chegada também implantou oficialmente o Programa so+ma vantagens na cidade, o primeiro programa de incentivos de atitudes socioambientais que usa ciência comportamental e tecnologia para promover a Economia Circular – na prática -, incentivando a reciclagem. A iniciativa da SO+MA quer estimular tal prática, permitindo que a população reverta seus resíduos sólidos em créditos e troque por benefícios como cursos profissionalizantes, produtos básicos como mantimentos e itens de higiene pessoal ou, ainda, possa transferir doações para ONGs locais.

A importância da reciclagem – Atuando através da transformação de resíduos recicláveis em insumos e produtos, a reciclagem se tornou um processo fundamental para a sustentabilidade nas cidades. Graças à prática, a sociedade pode reduzir o acúmulo de lixo em aterros sanitários, além de colaborar para a conservação de recursos naturais, como a água e matérias-primas.

Já do ponto de vista econômico, o processo de reciclagem contribui para a geração de empregos, através das cooperativas, e serve como incentivo para a economia circular, por meio da sustentabilidade.

Para se cadastrar no Programa so+ma vantagens em Campo Largo (e Curitiba), ou saber mais sobre o programa, acesse o site www.somavantagens.com.br.

Continue acompanhando novidades sustentáveis do Município em nossos canais oficias.