Grande Curitiba

Campo Largo participa do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

Voltado para alfabetizar todas as crianças até o 2º ano do Ensino Fundamental, programa é uma cooperação entre estado e município com a educação e aprendizagem.
17 de abril de 2024 às 16:30
(Foto: Arquivo SMCSeTI, Secretaria de Educação e Gustavo Vitor (AEN)

COM ASSESSORIAS – O município de Campo Largo está comprometido com a alfabetização dos estudantes até o 2º ano do Ensino Fundamental. Nos 09 e 10 de abril, a equipe da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Campo Largo participou do Seminário de Cooperação Pedagógica com Municípios 2024, realizado no Teatro Guaíra, em Curitiba, pela Secretaria de Estado de Educação (SEED).

Após a realização do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em 2019 e 2021, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) constatou uma queda no desempenho das crianças. Diante deste cenário, o Ministério da Educação (MEC) lançou o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

O objetivo do programa é alfabetizar as crianças até o final do 2º ano do ensino fundamental, assim como reforçar o ensino para aquelas matriculadas no 3º, 4º e 5º ano, e prejudicadas pela pandemia.

Funcionando em conjunto entre a união, estados, Distrito Federal e municípios, o programa receberá um investimento de mais de R$ 2 bilhões ao longo de quatro anos e no Paraná, o compromisso se dá através do Programa Educa Juntos.

Instituído em 2020, ele é uma parceria entre o Governo do Estado e as prefeituras, com o objetivo de garantir uma educação de qualidade aos estudantes da rede pública. Isso é possível por meio de ações como a formação continuada dos professores alfabetizadores, a elaboração de materiais didáticos de Língua Portuguesa e Matemática, e avaliações que permitam o replanejamento de ações pedagógicas.

No primeiro dia do Seminário de Cooperação Pedagógica com Municípios 2024, tanto os profissionais da secretaria quanto a gestora da pasta, Dorotéa Merchiori Stoco, foram recebidos no Teatro Guaíra, localizado em Curitiba, pela coordenadora do Núcleo Regional de Educação – Área Metro Sul (NRE AMSUL), Leney Veloso. Já no dia seguinte, os organizadores ministraram oficinas sobre Alfabetização e Gestão.

Como o intuito dessas oficinas é permitir que o conhecimento passado seja replicado nos municípios, a partir do dia 12 as equipes diretivas das escolas municipais de Campo Largo participaram de reuniões em que foi reforçado o compromisso com a educação e aprendizagem de todos os estudantes. Pois como defendido pelo Secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, “uma criança que não consegue ler nem escrever, fica sem enxergar o mundo.”