Grande Curitiba

Campo Largo está entre as 100 melhores cidades do país em inovação e sustentabilidade

O estudo da consultoria Bright Cities leva em conta indicadores usados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para guiar melhores práticas de desenvolvimento sustentável e inclusivo.
19 de abril de 2024 às 17:22
(Foto: Arquivo (SMCSeTI)

COM ASSESSORIAS – O município de Campo Largo está entre as 100 melhores cidades do país em inovação e sustentabilidade. O ranking de Cidades Sustentáveis 2024, elaborado pela consultoria Bright Cities, leva em consideração o desempenho de 40 indicadores em dez áreas: governança, tecnologia e inovação, saúde, segurança pública, energia, meio ambiente, mobilidade, urbanismo, educação e empreendedorismo, em cidades de mais de 100 mil habitantes.

No ranking de 2024 (está é a segunda edição do estudo), Campo Largo ocupa o 94º lugar entre as 319 cidades analisadas. Da Região Metropolitana de Curitiba, além de Campo Largo, apenas Pinhais (40º) está entre as 100 melhores. Apucarana, no norte do estado, que tem quase o mesmo número de habitantes que o município campo-larguense (pouco mais de 130 mil), ficou na 116ª posição.

De acordo com o estudo, uma cidade sustentável é aquela que busca equilibrar seu crescimento econômico com as necessidades de seus cidadãos, adotando práticas que promovem o uso eficiente dos recursos, sejam eles financeiros, ambientais ou humanos, sem comprometer as gerações futuras.

O prefeito Maurício Rivabem considera o resultado extremamente positivo para avaliação da gestão do município e também para nortear o planejamento da cidade para o futuro. “Estamos em um ranking com cidades grandes como Curitiba (9º), Maringá (12º) Londrina (22º), sem contar as de outros estados, que têm muito mais habitantes e recursos. Esta avaliação demonstra que estamos num bom caminho”, disse.

O estudo – A Bright Cities é uma plataforma online que diagnostica a eficiência das cidades e estados, com metodologia baseada na análise de dados. O Ranking Cidades Sustentáveis é um estudo que leva em conta indicadores usados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para guiar melhores práticas de desenvolvimento sustentável e inclusivo.

A ideia do levantamento é observar como os estados e as cidades têm trabalhado para impactar o bem-estar de seus habitantes, o meio ambiente e quais são as possíveis melhorias existentes. A iniciativa conta com patrocínio do Itaú Unibanco e apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil). Detalhes sobre o ranking podem ser acessados aqui.