Grande Curitiba

No Dia do Livro, Campo Largo comemora resultados do Leitura Mágica nas escolas

Programa de governo entrega livros da literatura infantil para os estudantes do Infantil IV ao 5º ano e promove diversas ações de incentivo à leitura
23 de abril de 2024 às 16:30
(Foto: Gabriela Portela e Simoni Florencio (SMCSeTI)

COM ASSESSORIAS – Há pouco mais de um ano, a Secretaria Municipal de Educação dava início às atividades do programa Leitura Mágica para as turmas do Infantil IV ao 5º ano de todas as escolas municipais de Campo Largo.

Neste programa, mais de 70 mil livros da literatura infantil foram entregues em 2023 aos estudantes, sendo que boa parte dos exemplares as crianças puderam levar para casa, para composição de uma biblioteca particular e incentivo à leitura além da sala de aula (dos 7 livros entregues, 5 ficaram com cada estudante).

Na Escola Municipal Professora Lenovi, que fica no Fazendinha, diretora e pedagoga celebram os bons resultados com o projeto. “Observamos que o programa Leitura Mágica veio para enriquecer o trabalho dos nossos professores e os alunos se sentiram mais motivados à leitura”, conta a pedagoga Rudiléia Maria Guimarães de Jesus.

As professoras e equipe pedagógica criaram espaços lúdicos para leitura nas salas de aula e a biblioteca foi decorada com o tema, mas o grande resultado vem da amplitude do programa, envolvendo família e comunidade no incentivo à leitura desde a infância. “O Leitura Mágica vai além da sala de aula. Muitas atividades desenvolvidas na escola também tiveram a participação da família e no final do ano eles levaram o livro para casa. Isso é bem interessante porque abrange não só o trabalho do professor, mas da comunidade toda”, diz a diretora E.M. Professora Lenovi, Claudente Fragoso Mueller.

Dia do Livro – Neste 23 de abril, Dia Mundial do Livro, a Prefeitura de Campo Largo celebra os resultados do projeto lançado em abril do ano passado e que em agosto se tornou Programa de Governo, após a assinatura da Lei Municipal nº 3633 de 24 agosto de 2023, pelo prefeito Maurício Rivabem.

O contato com livros e o hábito da leitura, comprovadamente, contribuem para desenvolver a capacidade interpretativa, aprimora o vocabulário, estimula a criatividade e a imaginação. “Sabemos que ter livros em casa, além da escola, formará melhores indivíduos para a nossa cidade”, conclui a secretária municipal de Educação, Dorotéa Stoco.

O dia 23 de abril foi definido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como o Dia Mundial do Livro, visando incentivar e valorizar a produção literária. Foi no dia 23 de abril que morreram três grandes escritores: o inglês William Shakespeare, o espanhol Miguel de Cervantes e o peruano Inca Garcilaso de La Vega.

Bibliotecas – Fora das salas de aula, o campo-larguense pode contar com as bibliotecas públicas que juntas contam com mais de 20 mil títulos da literatura nacional, mundial, infantil e livros científicos. Elas ficam no centro, Jardim Helvídia, Jardim Meliane e Vila Torres, distrito da Ferraria. Confira os endereços abaixo.

Biblioteca Municipal Dr. Francisco Ribeiro de Azevedo Macedo

Rua do Centenário, 2001 – Centro

De segunda a sexta, das 8h às 17h (sem intervalo para almoço).

Biblioteca CEU Meliane – Estação Cidadania Cultura

Rua Professor Ovídio Jorge Nogueira, 122 – Jardim Meliane

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Biblioteca Osvaldo Zotto

Rua Batista Cavallin, 280 – Jardim Helvidia

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Biblioteca Cidadã – Professora Odila Portugal Castagnoli

Rua Mato Grosso, 9784 – Vila Torres

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.