Chuvas no RS: Câmara de Curitiba mantém campanha para abrigos femininos
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) possui duas campanhas solidárias em andamento. Uma delas, encabeçada pela Procuradoria da Mulher (ProMulher), busca arrecadar doações a abrigos exclusivos para mulheres e seus filhos, desabrigados pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, em maio passado.
A campanha é realizada, desde a primeira quinzena do mês de junho, em parceria com a Procuradoria da Mulher (ProMulher) da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul (ALRS). Os abrigos para receber as doações serão indicados pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul.
O objetivo é arrecadar roupas íntimas novas, de todos os tamanhos, absorventes, meias, creme dental, escovas de dentes, sabonetes, shampoos, lâmina de barbear e desodorantes. Além disso, a população pode doar itens para bebês, como fraldas, mamadeiras e lenços umedecidos, e para crianças de até 12 anos de idade.
A Câmara de Curitiba conta com dois pontos de coleta. As doações podem ser depositadas nas portarias dos anexos 1 (em frente à praça Eufrásio Correia) e 2 (avenida Visconde de Guarapuava, esquina com a rua Lourenço Pinto). A iniciativa segue até o fim de julho.
Em maio, a Câmara de Curitiba aderiu à campanha da Fundação de Ação Social (FAS) para remeter donativos às vítimas das inundações no Rio Grande do Sul. A água mineral e os produtos de limpeza eram o principal apelo àquela época.
Campanha Tampinha Paraná completa um ano
A Câmara de Curitiba também mantém, com a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) a parceria na campanha Tampinha Paraná, lançada em junho de 2023. O objetivo é trocar as tampas de garrafas pet por fraldas geriátricas para idosos assistidos no Asilo São Vicente de Paulo.
Além das tampinhas de garrafa pet, que dão nome à campanha, é possível doar outros tipos de tampas plásticas, como as usadas na cozinha (margarina, manteiga, requeijão, achocolatado, maionese, ketchup, temperos, leite, leite em pó etc.); na área de serviço (amaciante, sabão líquido, água sanitária, álcool, desinfetante, limpa odores em geral, lustra móveis, detergente); em produtos de higiene (shampoo, condicionador, cremes de tratamento, hidratante, creme dental, acetona, sabonete líquido e embalagem de lenços umedecidos); e as de outros produtos, como talco, pomadas, remédios, caneta e canetinhas.
Os pontos de coleta também ficam nas entradas dos anexos 1 e 2. Em 2023, foi realizado até mesmo uma gincana interna, entre os estagiários da Câmara de Curitiba, para dar visibilidade à campanha solidária.
Fonte: Câmara Municipal de Curitiba