Grande Curitiba

Operação concentrada nas estradas do interior de Campo Largo

Por 15 dias, equipes da Secretaria Municipal de Obras Viárias estarão em pelo menos dois distritos realizando obras de melhorias nas vias
23 de abril de 2024 às 16:32
(Foto: Secretaria de Obras Viárias)

COM ASSESSORIAS – A Secretaria Municipal de Obras Viárias deu início nesta segunda-feira (22) a uma operação concentrada no interior de Campo Largo. O objetivo é realizar, no período de 15 dias, diversas melhorias nas estradas da região rural do município.

Foram deslocados para esta operação o triplo do maquinário e da mão-de-obra que usualmente são direcionadas para a manutenção das centenas de quilômetros de vias e estradas rurais dentro do território campo-larguense.

As regiões contempladas nesta primeira operação concentrada da pasta são nos distritos de Três Córregos e São Silvestre. No cronograma de serviços, estão previstos patrolamento e ensaibramento das vias, limpezas e o chamado “corte de barranco”, que deixa as estradas mais largas e, portanto, mais seguras.

Campo Largo é um município territorialmente extenso, com 1.243,551 km². Entre os 399 municípios do Paraná, é o 29º em área total. Tal extensão demanda muito planejamento na manutenção das estradas sob responsabilidade do município, como explica o secretário municipal de Obras Viárias, Flávio Barszcz. “Organizamos as equipes e o maquinário para atender o interior sem deixar a região central sem manutenção. O objetivo é ampliar esta operação para outras localidades com o mesmo esforço de mão-de-obra e equipamento, já que são muitas as estradas rurais no município”, conta.

Produção agrícola – Estradas seguras e bem cuidadas na região rural significam um melhor escoamento da produção agrícola local. De acordo com dados de 2021 do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), são 2.233 estabelecimentos agropecuários no território campo-larguense, com boa produção de soja, milho, feijão e batata, além da criação de bovinos, equínos, galinhas, entre outros. Além disso, vive nestas regiões interioranas uma população expressiva, de 18.206 pessoas também segundo o Ipardes, que necessitam de segurança e qualidade nas estradas.