Grande Curitiba

Mutirão da Coleta Verde atendeu mais de 200 pedidos em sete bairros

Operação conjunta entre as secretarias municipais de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária e Obras Viárias recolheu aproximadamente 350 metros cúbicos de resíduos vegetais
3 de maio de 2024 às 16:19
(Foto: Secretaria de Meio Ambiente)

COM ASSESSORIAS – No último sábado, dia 27 de abril, a Prefeitura de Campo Largo, por meio de uma ação conjunta entre as secretarias municipais de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária e Obras Viárias, realizou um mutirão de Coleta Verde na região central e em mais seis bairros. No total, as equipes atenderam 243 pedidos da população para o recolhimento dos chamados resíduos vegetais: galhos, troncos, restos de poda e de jardinagem.

O balanço feito pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), contabilizou 350 metros cúbicos de resíduos coletados neste único dia no centro, Vila Bancária, Jardim São Vicente, Vila Solene, Vila Otto, Vila Elisabete e Vila Operária.

Desta vez, o maquinário e mão-de-obra da Secretaria Municipal de Obras Viárias participaram da ação devido à grande demanda por coleta. No total, foram para as ruas 30 servidores, oito caminhões e três retroescavadeiras para realizar os serviços.

Normalmente, o serviço de coleta verde disponibilizado pela Prefeitura de Campo Largo segue uma agenda durante a semana e passa pelos bairros da cidade, coletando esse tipo de material. Mas, devido à alta procura, a pasta realiza desde o início do ano mutirões como este durante o fim de semana.

Além disso, no início do mês de abril, o secretário municipal de Meio Ambiente, Thiago de Lima Teixeira, decidiu autorizar o Horto Municipal a também receber diretamente dos cidadãos e prestadores de serviços de jardinagem os detritos, de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 11h30 e das 13h00 às 16h30 horas.

A diretora do Departamento de Serviços Urbanos, da SMMA, Márcia Paulista, reforça a importância do cidadão, após a jardinagem no seu terreno, fazer o pedido formal de coleta para a Prefeitura. “Muitas vezes, o munícipe faz o corte de grama, a poda e deixa em frente ao imóvel, mas é um final de rua, ou uma rua onde o caminhão não tem nenhum pedido e as equipes não passam coletar porque não estão sabendo dessa demanda”, explica.

Como pedir – Atualmente, para solicitar o recolhimento deste tipo de detrito é preciso solicitar agendamento pela Ouvidoria Municipal no número 156, ou pelos telefones 0800 645 0506 ou (41) 3291-5137(whatsapp). A solicitação leva, em média, de 10 a 15 dias úteis. E é preciso ficar atento: folhas e gramas colocadas em sacos plásticos e misturadas com terra, pedra, não podem ser recolhidas. O mesmo vale para resíduos misturados com lixo.

Não confunda – Muitos confundem a Coleta Verde com o recolhimento de materiais inservíveis como móveis velhos e quebrados, por exemplo, mas esse é outro tipo de coleta. Para recolhimento de móveis inservíveis, entre em contato nos números (41) 3291-5132 e (41) 3291-5137 (whatsapp).

Adubo – Voltado principalmente para a coleta de resíduos vegetais, como galhos, folhas, troncos e restos de podas, o programa procura manter as ruas limpas, além de contribuir para o desenvolvimento ambiental e social da cidade. Isso porque, todo o material coletado é destinado ao Horto Municipal. Lá, após ser prensado e triturado, os resíduos passam por um processo de decomposição que pode durar até cinco meses e a sua finalidade é virar adubo orgânico. Isso servirá para hortas comunitárias, CMEIS, escolas, colégios, associação de moradores e outros locais que precisam de adubação, aplicação de mudas, arborização e também para produção de mudas no próprio Horto Municipal.

Agendamento Coleta Verde (quando não for possível levar até o Horto): telefones 0800 645 0506 ou (41) 3291-5137 (whatsapp)

Horto Municipal de Campo Largo

Endereço: Av. Cristina, 300 – Popular Nova

Horário para entrega de resíduos de jardinagem e poda: de segunda a sexta, das 08h00 às 11h30 e das 13h00 às 16h30 horas.