Grande Curitiba

Integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Campo Largo foram empossadas

Prefeito Maurício Rivabem participou da cerimônia na última quarta-feira (24), na sede do poder Executivo
25 de abril de 2024 às 16:45
(Foto: Thatiana Bueno / SMCSeTI)

COM ASSESSORIAS – Tomaram posse nesta quarta-feira (24) as 20 conselheiras titulares e suplentes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Campo Largo (CMDM-CL). A cerimônia de posse da gestão para o biênio 2024-2026 foi realizada na sede do governo executivo (gabinete), na Vila Elizabeth, com as novas integrantes titulares e suplentes – entre representantes da gestão municipal e da sociedade civil organizada, e com a presença do prefeito Maurício Rivabem.

O mandato das 20 novas integrantes do conselho – sendo 10 titulares e 10 suplentes – tem duração de dois anos. A eleição da presidente Zeila Plath O. Silva e da vice-presidente Alzira Cequinel aconteceu na mesma ocasião, por aclamação, e elas já assumem a posição para as próximas reuniões que acontecerão mensalmente. Uma nova facilidade para as conselheiras é que, a partir deste ano, há a possibilidade de participar de forma remota (online). A primeira reunião está marcada para 15 de maio, às 9h.

O CMDM foi criado em 2015, pela Lei Municipal nº 2725, e depois alterado pela Lei Municipal nº 2996, de 14 de dezembro de 2018. Desde então, vem colaborando no desenvolvimento de projetos e ações efetivas que apoiem mulheres em vulnerabilidade. O conselho é um órgão deliberativo e fiscalizador da política de promoção, atendimento e defesa dos direitos das mulheres, e tem a importante tarefa de representar todas as mulheres do município.

O prefeito de Campo Largo deu as boas-vindas às novas conselheiras e à nova diretoria eleita, bem como parabenizou o Conselho pelas ações realizadas até o momento, e pela união entre a sociedade civil e o poder público, destacando o espaço que o grupo tem nesta administração.

“Peço que aproveitem a oportunidade para alcançar ainda mais realizações. A atuação de cada conselheira acaba sendo, ao pé da letra, de estar a serviço das mulheres, é serviço público. Com projetos, eventos e contribuições oriundas deste conselho seremos mais eficientes, porque essa luta é de todos nós. Pode haver opiniões divergentes aqui dentro, mas dialoguem e trabalhem em comunhão, isso é fortalecimento. Agradeço a disposição de cada uma, por quererem mais. Esse grupo vai fazer a diferença para quem mais precisa, vocês representam essas pessoas”, disse Rivabem.

Pioneirismo em Campo Largo – Campo Largo é um dos 41 municípios do Paraná – dentre os 399 – que tem uma estrutura voltada para as mulheres, a partir da diretoria de Apoio à Mulher, criada em 2023 e vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS). Desde então houve um fortalecimento do Conselho com o desenvolvimento de mais ações conjuntas, buscando a garantia de direitos, proteção em casos de violência e a promoção do desenvolvimento socioeconômico, dando oportunidades de emprego e renda. Um exemplo disso é a oferta do curso profissionalizante de Design de Sobrancelha no CRAS Rivabem.

“Os programas que desenvolvemos especificamente para as mulheres passam pelo empoderamento, e o papel deste conselho é também de escutar as mulheres que choram, o que lembra o exemplo de Jesus. Vocês fazem parte da sociedade, são a maioria da população e nos ajudam a construir uma sociedade em que respeitamos nossas mulheres, então espero que possamos seguir juntos nesse caminho”, destacou o diretor-geral da SMDS, Ari Stroparo.

Por fim, a presidente eleita Zeila Plath Silva, que depois de um período de atuação em Curitiba retorna para Campo Largo, agradeceu a diretoria anterior do conselho e ressaltou a importância da representatividade das mulheres. “Durante muito tempo mulheres ficaram escondidas, sem voz, presas a funções pré-determinadas, vivendo o que outros achavam que elas deviam ser, sem direitos. Aqui é o lugar de ter e dar voz. Porque já não temos mais que esperar para nos darem isso, simplesmente tomamos posse. Temos um salto considerável de quatro anos para cá, da representatividade que temos hoje em cargos públicos, e não somente por serem mulheres, mas por serem competentes. Quando falamos de equidade é isso, medir pela competência e não tirar o lugar uns dos outros”.

Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Campo Largo – gestão biênio 2024-2026

Titulares representantes da sociedade civil:
Zeila Plath Silva (OAB)
Daniela Corsini Puppi (FEMOCLAM)
Midiã Moraes de Lima (Associação de Moradores Bela Vista, Itaboa e Miranda)
Isabel C. De Lara Vieira (Pastoral da Criança)
Rosimeri do Rocio Cunico (SINDIMOVEC)

Suplentes representantes da sociedade civil:
Patrícia Artigas dos Santos (OAB)
Fernanda Pereira da Graça (FEMOCLAM)
Mirian Sandoval de Lima (Associação de Moradores Bela Vista, Itaboa e Miranda)
Amiradi Terezinha de Jesus Marchewski (Pastoral da Criança)
Regina Stasievski Daminski (SINDIMOVEC)

Titulares representantes do governo:
Alzira Cequinel (Secretaria Municipal de Governo)
Jeane da Silva Medeiros (Secretaria Municipal de Saúde)
Viviane da Piedade Zanin Nalepa (Secretaria Municipal de Educação)
Janeslei Boarao Marques (Câmara Municipal de Vereadores)
Emily Valente Fontoura (SMDS)

Suplentes representantes do governo:
Simone do Rocio Chaves (Secretaria Municipal de Governo)
Maria Tosa Lelis Piorino (Secretaria Municipal de Saúde)
Adelaine Martins (Secretaria Municipal de Educação)
Neide Rosa Correa (Câmara Municipal de Vereadores)
Jessica da Silva de Freitas de Mattos (SMDS)

Presidente: Zeila Plath O. Silva
Vice: Alzira Cequinel

Presenças – Acompanharam a cerimônia o prefeito Maurício Rivabem; o vereador sargento Leandro Chrestani; as secretárias municipais Chrystiane Barbosa Pianaro Chemin e Danielli Artigas de Oliveira Fuck, a primeira-dama do município Alaina Baroni Rivabem, o diretor-geral da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Ari Stroparo; a líder da Igualdade Racial das Mulheres de Campo Largo, Evelin Santos e a presidente da Provopar Campo Largo, Sonia Stroparo.

Saiba mais aqui.