Grande Curitiba

Horto Municipal abre suas portas para visitas guiadas de estudantes da Rede Pública e Privada

Espaço da Secretaria de Agricultura e Pecuária também será de aprendizado para alunos em contraturno escolar, para estimular novas experiências às crianças
3 de junho de 2024 às 17:40
(Foto: Camila Prado / SMCSeTI e Divulgação / SMAP)

COM ASSESSORIAS – No final de abril, e depois novamente no final de maio, alunos de duas escolas diferentes passaram algumas horas no Horto Municipal de Campo Largo. O início dessas atividades é o pontapé inicial da Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (SMAP), em visitas guiadas no local, direcionadas para estudantes de escolas públicas e privadas.

O Horto está com previsão de melhorias na infraestrutura para atender mais pessoas e, por enquanto, a disponibilidade de visitas, seja técnica ou para o público geral, ainda é pequena, mas em breve será implementado um programa de visitações com datas mais frequentes. Para mais informações e agendamento, os interessados devem ligar diretamente no número (41) 3291-5230.

Visitas já realizadas – No dia 30 de abril a Escola Ser Criança foi recebida no Horto Municipal pela equipe da Secretaria de Agricultura e Pecuária. A turma do primeiro ano estava interessada em conhecer e analisar folhas e teve ali um espaço com muita diversidade. Na avaliação de uma das gestoras da escola, Emilene Novak, “a visita técnica foi muito importante para o aprendizado das crianças, enriqueceu o cotidiano e ampliou as possibilidades de novas perguntas acerca das plantas”.

Para Everton Melo, técnico em Agropecuária da pasta, a interação das crianças com o ambiente e com a temática foi surpreendente. Franciele Manfroi, nutricionista da Secretaria, destacou que “a vivência demonstrou para eles também uma diversidade de nutrientes, com identificação das plantas e das partes consumidas, suas cores, ponto de maturação”.

E, na última terça-feira, dia 28 de maio, os estudantes do primeiro ano da Escola Municipal Mauro Portugual visitaram o local, por meio do projeto Centro de Esporte e Educação Paraná (CEEP) – parceria entre o Sesi e Petrobras – que atende crianças de 6 a 12 anos, com atividades no contraturno escolar para incentivar boa alimentação e acesso à cultura e esporte.

Foram 39 crianças que aprimoraram as atividades que já estavam sendo trabalhadas em sala de aula sobre alimentação, como a pirâmide alimentar e o que não comer em excesso. Durante a visita, os estudantes aprenderam sobre hortas, o que irão cultivar nas próximas semanas, e as diferentes plantações encontradas no Horto – lá há couve, cenoura, maracujá, alface, erva-mate, pinheiros, entre outras.

A coordenadora do CEEP, Andrea Monteiro, contou sobre o desempenho que as crianças vêm construindo nos últimos meses. “Essa visita fez parte da oficina ‘Além dos Muros’, que é para as crianças terem experiências fora dos muros das escolas e conhecerem o mundo. Eles já foram no museu, no cinema, e agora no Horto, encerrando o que trabalhamos com eles sobre alimentação saudável. O próximo passo é montar uma horta vertical que as crianças vão plantar em garrafas pet. Elas podem levar essa ideia para casa e mostrar que não precisa de um grande espaço para ter uma horta”.

Tudo isso é vivenciar a natureza, na prática, tornando o Horto Municipal um espaço também de aprendizado.

Você Sabia? – Os resíduos da Coleta Verde são designados para o Horto Municipal. São eles restos de limpeza de jardins, poda de árvores e cortes de grama, material vegetal. Tudo é triturado e transformado em adubo para as plantações do local e de outros espaços públicos como parques e praças. Agende a Coleta Verde pelo telefone 0800 645 0506, ou via WhatsApp no número (41) 3291-5137, ou ainda é possível levar até lá. O Horto Municipal fica na Avenida Cristina, 300, bairro Popular Nova. O horário de funcionamento é de segunda à sexta, das 8h às 11h30, e das 13h às 16h30.