Grande Curitiba

Campo Largo registra queda na taxa de analfabetismo

Segundo o IBGE, número de pessoas que não sabem ler e escrever caiu no Município em relação ao levantamento feito em 2010. Cidade está em 8º lugar entre as 29 da RMC, e na 25ª posição dentre as 399 cidades de todo o Paraná
7 de junho de 2024 às 11:50
(Foto: AEN)

COM ASSESSORIAS – A capacidade de ler e escrever pode mudar a vida de uma pessoa, pois a alfabetização serve como um código de comunicação na sociedade. Um povo alfabetizado é fundamental para que o Brasil possa se desenvolver e Campo Largo tem desempenhado um importante papel para alcançar esse objetivo, por meio da Rede de Ensino Municipal gerenciada pela Secretaria de Educação.

Segundo dados divulgados recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o Censo 2022, o município reduziu em 1,4 ponto percentual a taxa de analfabetismo, em relação ao mesmo levantamento feito em 2010. Com isso, Campo Largo se coloca como a 8ª cidade com a melhor taxa de alfabetização entre os 29 municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), com 3,1% de analfabetos. Se considerarmos todas as 399 cidades do Paraná, o Município fica na 25ª posição.

“Esse ranking não poderia nos deixar mais felizes, a queda do índice de analfabetismo em Campo Largo é uma grande conquista”, declara a secretária municipal de Educação, Dorotéa Merchiori Stoco. “Isso é reflexo do comprometimento dos profissionais da educação, assim como dos investimentos realizados no ensino público. É assim, juntos, que vamos garantir a cada vez mais pessoas o acesso à educação de qualidade”, completa.

EJA – Um reforço importante para aumentar a taxa de alfabetização locais são as aulas disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Educação na modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos. Elas são voltadas para os campo-larguenses que desejam completar o Ensino Fundamental I, do 1º ao 5º ano. Os interessados devem ir até a Escola Municipal Reino da Loucinha (Rua do Centenário, 2171, centro), de segunda a sexta, das 17h30 às 20h, para fazer a inscrição.

As matrículas estão disponíveis durante todo o ano, pois essa modalidade de ensino é destinada às pessoas que não deram continuidade aos seus estudos e para aqueles que não tiveram acesso ao Ensino Fundamental. Para ingressar na EJA é necessário ter 15 anos completos e apresentar no ato da matrícula os seguintes documentos: RG ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de endereço atualizado e comprovante de escolaridade (para aqueles que já estudaram).

Atualmente Campo Largo tem 28 pessoas matriculadas na EJA, com potencial para acolher mais pessoas e abrir turmas em outros bairros, mediante o número mínimo de alunos por turma (dez). Mais informações ligue no (41) 3292-3974, das 17h30 às 20h.

Capacitação – A busca pelo ensino de qualidade passa pela capacitação de professores(as), pedagogos(as) e demais profissionais da Rede de Ensino Municipal. Em Campo Largo esse é um processo constante e cujo resultado pode ser visto nos números divulgados pelo IBGE.

A formação pela qual passam os profissionais englobam temas como a melhor compreensão da diversidade e igualdade, o enfrentamento à violência e bullying, a importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a melhor maneira de receber crianças vindas de outros países.

O município de Campo Largo também aderiu ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, cujo objetivo é a alfabetização dos estudantes até o 2º ano do Ensino Fundamental.

Para alcançar essa meta, a SME tem realizado ações como a formação continuada dos professores alfabetizadores, assim como a elaboração de materiais didáticos de Língua Portuguesa e Matemática, e avaliações que permitam o replanejamento de ações pedagógicas.

Continue acompanhando os canais oficiais da Prefeitura para mais notícias sobre a Educação em Campo Largo.