Grande Curitiba

Campo Largo sediou reunião para criação do Plano de Auxílio Mútuo em casos de desastres

II PAM Intermunicipal (PAMI) pretende integrar empresas dos municípios vizinhos: Campo Largo, Campo Magro e Balsa Nova
17 de junho de 2024 às 12:38
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Campo Largo foi sede na última quinta-feira (13) do evento de apresentação da proposta de implementação do Plano de Auxílio Mútuo Intermunicipal (PAMI).

A proposição do Comando do 7º Grupamento de Bombeiros, em parceria com as prefeituras dos municípios de Campo Largo, Campo Magro e Balsa Nova e empresas das três cidades, visa elaborar estratégias de integração entre estes agentes para o aumento da segurança, redução de riscos e otimização do uso de recursos disponíveis em casos de acidentes e desastres de qualquer natureza: incêndios, explosões, vazamentos, desmoronamentos, soterramentos, etc.

O Major do Corpo de Bombeiros, André Lopes, falou sobre a importância da implementação do II PAMI (o primeiro foi criado entre os municípios de Colombo, Quatro Barras e Campina Grande do Sul) e explicou como funciona a coordenação do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil dentro do plano. Durante as reuniões mensais e capacitações, técnicos representantes das empresas poderão trocar experiências, informações, conhecimento e tecnologia na área de segurança, para garantir uma atualização constante e eficaz.

“É importante destacar que não é necessário ser uma grande indústria para participar, basta ter interesse em integrar e cooperar para a redução dos riscos”, disse.

O Major também explicou que Campo Largo, Campo Magro e Balsa Nova contam com bacias hidrográficas importantes e um vazamento químico, por exemplo, pode afetar os três municípios. “Somados os habitantes, chega-se a uma população de 190 mil pessoas, de acordo com dados do IBGE. É preciso pensar em conjunto”, explicou. “No Brasil existe a busca pela solução apenas no pós-tragédia. Nós queremos nos antecipar e realizar o georreferenciamento de riscos”, completou.

Resultados – Espera-se com a criação do II PAMI, uma maior integração entre as empresas com sede nas três cidades, a identificação de melhorias no grau de segurança dessas empresas, alavancar o desenvolvimento técnico e operacional das equipes, contribuir e dar suporte ao Plano de Contingência da Defesa Civil, redução do tempo de resposta dos recursos em caso de necessidade, entre outros benefícios.

Além das empresas, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, participam do PAMI entidades como Polícia Militar, SAMU, PRF, Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Sanepar, Copel, prefeituras, entre outros.

Neste primeiro encontro, doze empresas marcaram presença e demonstraram interesse na continuidade do plano: Vinhos Campo Largo, Ingridion, Ingra, Cooperativa Bom Jesus, Angar Reis, Prentiss Química, Residência Lar Renascer, Terraplanagem Polaco Preto, Restaurante Cantinho do Boião, Cimentos Itambé, Mineração Tabiporã e Imbramum – Indústria Brasileira de Munições.

Gestores e segurança – Representando o poder público, ouviram a apresentação do Major André Lopes, o secretário municipal de Segurança Pública, Patrimonial e Trânsito de Campo Magro, Marcelo Braga, o prefeito de Balsa Nova, Marcos Zanetti e o prefeito de Campo Largo, Maurício Rivabem que destacou a importância e necessidade da integração entre os municípios vizinhos para a segurança dos moradores. “A nossa Muralha Digital, por exemplo, já está integrada com Balsa Nova para ações rápidas de combate à criminalidade. Então o PAMI é muito válido para outras situações delicadas”, disse Rivabem.

O evento também contou com a presença do comandante do Tiro de Guerra 05020 (Campo Largo), Genésio Ballatka; o comandante da Guarda Municipal de Campo Largo, Marcos Leitão; representantes da Defesa Civil de Campo Largo, Balsa Nova e Campo Magro; o secretário municipal de Indústria Comércio e Turismo de Balsa Nova, Jeferson Ferreira; os secretários municipais de Campo Largo Juarez Butture (Des. Econômico e Turismo), Dorotéa Stoco (Educação) e Samir Moussa (Ordem Pública).

Empresas interessadas em participar do 2º PAMI devem entrar em contato no @Colombo_bombeirospr.