Nova Rede de Turismo chamada “Ferraria ConVida” foi apresentada em evento na Casa da Cultura
COM ASSESSORIAS – Aconteceu na noite do dia 03 de setembro deste ano, na Casa da Cultura, uma apresentação com foco no incentivo do turismo na região da Ferraria, bem como o lançamento da nova Rede de Turismo chamada “Ferraria ConVida”.
Com o apoio da Prefeitura de Campo Largo, por meio do departamento de Turismo – vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo -, e em parceria com a Fundação Alphaville, ao longo de 2023 e de 2024 a Rede formada por oito empreendedores locais teve a oportunidade de vivenciar, voluntariamente, sete oficinas cujos temas foram: trabalho em rede, turismo de experiência e identidade, comer, dormir e visitar, sustentabilidade no turismo, plano de ação, monitoramento de ações e ferramentas de trabalho, veja mais aqui.
O grupo teve a orientação e acompanhamento de Priscila Cazarin Braga, turismóloga e educadora socioambiental da Colibri Consultoria em Turismo e Ambiente, contratada pela Fundação Alphaville e pelo departamento de Turismo como facilitadora. “Essa ação em prol do turismo local buscou pensar e desenvolver o turismo sustentável e de experiência na localidade, levando em conta as necessidades das pessoas da região e da cidade. Construímos um ciclo de oficinas que qualificou o grupo e agora a Rede Ferraria ConVida já pode seguir mais autônoma, pois tem um caminho a seguir”, conta.
Além das oficinas, eles também realizaram uma visita técnica em empreendimentos da Rota das Colônias, em São José dos Pinhais, ocasião seguida de análise sobre os pontos positivos e aqueles que poderiam ser melhorados para as experiências.
Ferraria ConVida – O nome da Rede tem duplo sentido: convidar e dar o sentido de “ter vida” – a vida que o grupo quer criar e preservar. Os valores considerados importantes e que eles desejam transmitir aos turistas são de cooperação, mediação, respeito, compartilhamento, esperança e coletividade.
Primeiros passos – O evento na Casa da Cultura revelou como nasceu a Rede Ferraria ConVida e como foram os levantamentos de diagnóstico e de troca de conhecimento e experiências. O grupo criou conexões e apoio mútuo, aceitando o desafio voluntário de criar essa Rede cuja finalidade é construir uma rota turística na Ferraria, contribuindo com o desenvolvimento local.
No diagnóstico realizado pela Ferraria ConVida foram levantadas dificuldades de infraestrutura, bem como a indicação de medidas necessárias para a implementação do roteiro: sinalização apontando os principais pontos a serem visitados, criação de uma ciclovia, ampliação da coleta de lixo, eliminação dos pontos de descarte irregular e ampliação das linhas de transporte coletivo.
Próximos passos – O trabalho da Rede Ferraria ConVida foi dividido em três grupos, setorizando levantamentos para poder embasar o roteiro que será construído. Os objetivos de trabalho definidos foram a promoção do protagonismo da comunidade, a reorganização e fortalecimento do território, o fortalecimento do território em sua identidade e história, o mapeamento dos empreendimentos e sua transformação articulada para o turismo, e ainda a criação de mais grupos de trabalho.
A partir desses objetivos da Rede, dos problemas levantados e do olhar conjunto para a Ferraria, foi desenvolvido um plano de ação. Segundo Maria Bernadeth Kulka, diretora de Turismo de Campo Largo, “além de trazer as questões de infraestrutura para a sinergia com outras secretarias municipais, o levantamento histórico e o mapeamento, a Rede trouxe importantes constatações para o início da construção dessa rota turística. Então o grupo já formalizado segue sua atuação como parte integrante do projeto de reestruturação do Roteiro Turístico da Ferraria. Há muito a se fazer e seguimos unidos nesse propósito”, afirma.
Frentes de atuação – Um dos focos é a identidade e história da Ferraria, valorizando memórias, ouvindo moradores antigos, estimulando a curiosidade e a reaproximação de moradores locais com o intuito de identificação e pertencimento. Nesse ponto o grupo tem o apoio do documentário Memória Viva, projeto da Secretaria de Esporte, Lazer e Cultura. “O intuito é continuar esse trabalho porque isso é uma das raízes do turismo de experiência, o propósito e identidade local”, destaca Priscila.
Outro foco está na infraestrutura e sustentabilidade, levando em conta que o distrito é uma APA (área de Proteção Ambiental). Então, além do que é preciso melhorar, a Rede também levantou o que é preciso preservar e, para isso, promove a organização e a manutenção da Rede Ferraria ConVida e o acolhimento de novos membros. A turismóloga destaca a ideia deles de, futuramente, criar um selo para os comércios locais com o mesmo nome da Rede, pois um dos pilares da rota é o turismo sustentável.
E o terceiro foco – já apresentado no evento – é o mapeamento dos empreendimentos, a fim de delimitar o território do projeto turístico. Um Mapa Ilustrado da Ferraria (veja na aba Mídias) foi definido a partir do perfil dos empreendedores e interessados no desenvolvimento territorial e turístico da região. Estão no radar do grupo a criação de um site da Rede, inclusive para comercialização dos produtos locais, e a realização de uma pesquisa para compreender o perfil dos visitantes da Ferraria.
Silmara Crozeta, da Chácara Mato Preto e uma das integrantes da Rede Ferraria ConVida, destaca que “a construção de um roteiro turístico não se faz sozinho. Reunir pessoas para alinhar um grupo/rede é um desafio, e mais: compreender conceitualmente sobre o Turismo de Experiência, no contexto da sustentabilidade, é fundamental, pois acreditamos que natureza e progresso podem sim caminhar juntos”.
Participantes da Ferraria ConVida – Cozinha da Família Siqueira Barros, Chácara Nita, Tribal Brasil, Suculentas da Eliane, Chácara Mato Preto, Tau Vivências em Cerâmica, Laggus e Empório da Cabra. As ilustrações do mapa e de pontos conhecidos da região são de Etiene Flor (@ilustraquemegusta).
Para quem quiser participar da rede e apoiar suas ações, o grupo deixa o contato (41) 98480-4018 e o instagram @ferrariaconvida. Eles também deixam um e-mail para envio de informações históricas, documentos, fotos e outros materiais que ajudam a recuperar a história da Ferraria: [email protected].
Para mais informações e dúvidas também entre em contato no telefone (41) 3291-5214 do departamento de Turismo de Campo Largo.
Compartilhe com os moradores e os empreendedores da região. Participe!