Grande Curitiba

Quase mil pessoas foram investigar doenças bucais no CEO

Tal número evidencia a importância do cuidado, da prevenção e do diagnóstico precoce e é revelado agora na campanha Novembro Vermelho, destinada à conscientização e atuação de combate ao câncer de boca
7 de novembro de 2024 às 17:44
(Foto: Simoni Florencio / SMCSeTI)

COM ASSESSORIAS – Este mês conta com uma campanha cujo foco é a boca e, nesse sentido, a ida regular ao dentista é fundamental, pois propicia atenção a sintomas, encaminhamentos e agilidade no atendimento. Esse caminho trilhado por muitos pacientes está dando certo nas ações de saúde bucal do município, bem como no combate ao câncer de boca, por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Dr. Biazio Guarezi Filho.

Segundo levantamento da equipe de Estomatologia do CEO, desde a inauguração em agosto de 2023 até outubro deste ano foram atendidas 989 pessoas, com a realização de 3.261 procedimentos e 114 biópsias no Centro, além de 16 encaminhamentos para a Oncologia, ou seja, já eram casos de câncer de boca – sendo dois deles pediátricos.

Lembrando que a Estomatologia é a especialidade da Odontologia que cuida do diagnóstico de doenças bucais e detecção de câncer de boca, sendo bastante comum nessa especialidade a realização de biópsias e aplicações de laser em lesões bucais.

Sintomas – Ely Ganzert Pierin, cirurgiã dentista e estomatologista do CEO, comenta que o câncer de boca é o 8° câncer mais comum no Brasil e alerta para os principais sinais e sintomas que exigem atenção: bolinhas, verrugas, feridas e úlceras que não cicatrizam em 15 dias, manchas brancas ou avermelhadas na mucosa, alteração de cor ou textura, inchaços, caroços, sangramentos ou movimentos imperceptíveis na língua. “Diante desses sinais é preciso procurar o dentista da Unidade de Saúde para uma avaliação inicial minuciosa. Se for necessário, o dentista encaminhará o paciente para o especialista do CEO, para um exame detalhado, uma biópsia e um posterior tratamento”.

Superação – Quem seguiu esse caminho e tratou um câncer de boca no último ano foi a paciente Amélia Dezevitshi Coelho, de 62 anos (foto). Hoje ela apoia a campanha do Novembro Vermelho que é de conscientização sobre o câncer de boca, justamente por ter vivido o processo. “Eu tinha no céu da boca uma bolinha, parecia uma verruga, e aquilo não me incomodava. Mas o dentista da Unidade do Itaboa me encaminhou para o Centro de Especialidades que fez uma biópsia e detectou que era câncer maligno. Fiz a cirurgia de remoção no Hospital do Rocio e o tratamento no CEO, com a doutora Ely. Acabamos de receber os últimos exames e estou livre do câncer”, conta animada.

Amélia revela ainda que, como a família tinha plantação de fumo, ela começou a fumar muito nova. Porém, depois de tudo que passou, já são seis meses sem cigarro. “E espero continuar assim, depois de descobrir e remover cedo esse câncer o certo é continuar me cuidando para aproveitar a vida”, completa. A cirurgiã dentista e estomatologista do CEO que atendeu a paciente destaca a importância do diagnóstico precoce, o que levou à remoção também precoce do câncer, salvando a vida de Amélia.

Fatores de risco – Ely Ganzert Pierin lembra ainda que o tabagismo é um dos fatores de risco que possibilita desenvolver câncer de boca. “Além do fumo, dentre os fatores podemos citar o consumo excessivo de bebida alcoólica, trabalho com alta exposição ao sol (ou sem proteção solar), e ainda homens brancos com mais de 40 anos”, indica. Então quem se enquadra em um desses fatores deve ter atenção redobrada à sua cavidade bucal.

CEO – Localizado no centro da cidade, na Avenida Vereador Arlindo Chemim, número 70, a iniciativa da Saúde Municipal recebeu investimento superior a R$ 800 mil e faz parte da Política Nacional de Saúde Bucal (intitulada Brasil Sorridente) que oferece atenção especializada, com a finalidade de complementar as ações de Atenção Primária ou Atenção Básica já realizadas nas UBSs. Para receber o atendimento no CEO o paciente deve ir primeiro à sua unidade de referência e, se necessário, fará tratamento com uma das especialidades do CEO via encaminhamento, com agendamento prévio. Não há atendimento fora desse fluxo. Saiba mais da estrutura e dos tratamentos especializados que o local oferece nesta matéria.

Compartilhe com familiares e amigos essas informações, cuide-se, previna-se.

SERVIÇO:

Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Campo Largo
Agende consulta com o dentista na unidade mais próxima de sua casa
Endereços e telefones no link
Horário: 8h às 17h
Horário estendido: 8h às 22h nas unidades dos bairros Ferraria, Vila Bancária (Dante Castagnolli) e Vila Glória

Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Dr. Biazio Guarezi Filho
Horário: 8h às 17h
Endereço: Avenida Vereador Arlindo Chemim, 70, Centro