Grande Curitiba

“Tarde de Campo de Maracujá” reuniu produtores locais

Projeto ensinou preparo do solo, adubação e poda de árvores, além de reforçar os cuidados dos agricultores com a nova cultivar IPR Luz da Manhã
7 de novembro de 2024 às 17:48
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – No final de setembro o Centro de Transferência de Tecnologia Agropecuária, localizado no Horto Municipal, recebeu um evento chamado Tarde de Campo de Maracujá, realizado pela Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (SMAP). Contando com a participação de 20 produtores rurais, o encontro alcançou moradores das localidades mais distantes do centro como Colônia Figueiredo, Fazendinha, Guabiroba, Batista, distrito de São Silvestre, entre outras.

O maracujá é a “estrela” do projeto desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Instituto Federal do Paraná (IFPR), Cooperlargo e SMAP, sendo o Horto Municipal uma das unidades de referência do município. A oportunidade foi para os participantes aprenderem o correto preparo do solo para o plantio, assim como a adubação e poda das árvores. Esse foi o segundo encontro, o primeiro aconteceu em setembro de 2023, saiba mais aqui.

Nova Cultivar – Um dos destaques da Tarde de Campo de Maracujá foi a nova cultivar de maracujá amarelo chamada IPR Luz da Manhã, desenvolvida pelo IDR-Paraná para que o fruto tivesse uma melhor adaptação ao clima do estado.

Obtida a partir de oito linhagens, essa é a primeira espécie desenvolvida no Paraná e conta com uma qualidade superior, podendo ser destinada ao mercado de frutas frescas ou para a indústria de polpa congelada. Com o cultivar IPR Luz da Manhã, os produtores podem obter até 30 toneladas por hectare, permitindo assim uma maior competitividade e fortalecimento da indústria do estado.

Entenda – Atendidas pela Lei de Proteção de Cultivares (Lei 9.456/97), cultivares são plantas melhoradas geneticamente para contarem com características que antes não possuíam. Após serem aprovadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), elas passam a fazer parte do Patrimônio Genético Brasileiro, um importante banco que reúne informações sobre plantas, animais, microrganismos ou substâncias derivadas deles, como resinas ou venenos.

SERVIÇO:

Centro de Transferência de Tecnologia Agropecuária de Campo Largo

Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Telefone SMAP: (41) 3292-6470

Endereço: Horto Municipal – Av. Cristina, 300, bairro Popular Nova