Campo Largo atinge 94,01% no índice de transparência pública do TCE-PR, cumprindo 100% dos itens obrigatórios
COM ASSESSORIAS – Em meados de novembro foi divulgado o ranking do Índice de Transparência da Administração Pública (ITP) de 2024, um parâmetro instituído pelo Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) para medir o grau de transparência dos portais eletrônicos oficiais dos poderes executivos e legislativos municipais, governo estadual e instituições públicas.
Campo Largo é a 8ª melhor colocada entre as 29 cidades da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Entre os 399 municípios paranaenses subiu 27 posições, na comparação a 2023.
O município conquistou um aumento de 9,16% no grau de transparência, na comparação ao ranking de 2023. O portal do município (este Portal do Cidadão que você está lendo agora) atingiu o nível Ouro no ITP 2024, não ficando com o Diamante – o mais alto grau – por apenas 0,99%. A nota de Campo Largo foi de 94,01% no grau da transparência e de 100% no atendimento dos critérios essenciais avaliados que, além da transparência, consideram a perspectiva do usuário comum. Ou seja, o site deve ser fácil de usar e de entender.
A secretária de Comunicação Social e Tecnologia da Informação, Danielli Artigas de Oliveira Fuck, destaca a manutenção do bom resultado. “Transparência gera confiança e é esse o intuito do nosso trabalho: manter a comunicação clara e objetiva com a população. Seguiremos tornando o acesso fácil e aperfeiçoando o portal do cidadão que é nosso canal oficial. Lembro que esse trabalho é realizado junto com as demais secretarias municipais que alimentam o sistema todos os dias, com dados que são atualizados em tempo real e automaticamente no portal”.
Portal da Transparência – O cidadão pode acessar a qualquer momento o Portal da Transparência que fica no endereço campolargo.pr.gov.br. As informações encontradas vão desde detalhes de compras de veículos, licitações, contratos, consultas ao balanço orçamentário, convênios realizados pela Prefeitura Municipal, transferências recebidas pelo município, repasses, tributos arrecadados, gastos e despesas de todo o tipo.
Além disso, qualquer pessoa pode acompanhar o andamento de obras, de programas e ações municipais e também consultar a realização de concursos e consultar o quadro de servidores. O Diário Oficial também fica disponível em local visível e de fácil acesso no site (no alto da página inicial, menu do lado direito).
“Os resultados obtidos por Campo Largo no Índice de Transparência Pública, nos últimos anos, representam um avanço significativo para a gestão municipal. A cada novo ciclo de avaliação do ITP os critérios se tornam mais complexos, refletindo a evolução das demandas por informações e a necessidade do aprimoramento contínuo do portal da transparência. A disponibilização ampla de dados no site oficial possibilita um controle social mais efetivo, permitindo que os cidadãos acompanhem de perto as ações do governo municipal e contribuam para uma gestão mais eficaz, eficiente, participativa e democrática”, indica Danilo Alvin Hein, controlador geral do município.
Histórico – O crescimento e manutenção de alto grau de transparência de Campo Largo vem se repetindo nos últimos anos, sendo que em 2023 e 2024 aumentaram os quesitos avaliados. Confira o bom histórico da Prefeitura Municipal desde que o ITP foi criado pelo TCE-PR:
2024 – posição no ranking: 92ª | nota: 94,01% | 100% alcance itens obrigatórios
2023 – posição no ranking: 119ª | nota: 96,28% posteriormente revisada para 86,12% | 75,76% alcance itens obrigatórios
2022 – posição no ranking: 20ª | nota: 99,33% | 100% alcance itens obrigatórios
2021 – posição no ranking: 157ª | nota: 85,15% | 88,72% alcance itens obrigatórios
2020 – posição no ranking: 212ª | nota: 68,71% | 79,06% alcance itens obrigatórios
2019 – posição no ranking: 292ª | nota: 58,62% | 65,92% alcance itens obrigatórios
Na rodada de avaliação da transparência pública deste ano, 15 prefeituras ficaram com nota máxima no ITP 2024. Além dos portais dos executivos municipais, o índice avaliou também as câmaras municipais e, na esfera estadual, do Governo do Estado, do Tribunal de Justiça, do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Assembleia Legislativa e do próprio TCE-PR, dentro do 3º Ciclo de avaliação do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), desenvolvido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon).
O ranking completo das prefeituras está disponível no portal do TCE/PR.