Formatura de 26 guardas mirins de Campo Largo
COM ASSESSORIAS – Na segunda-feira, 09 de dezembro, a Casa da Cultura foi palco da formatura da turma de 2024 da Guarda Mirim de Campo Largo. Jovens com idades entre 14 e 16 anos receberam seus certificados após meses de dedicação e aprendizados no programa instituído pela Lei Municipal n.º 2979, de 10 de outubro de 2018.
O evento contou com a presença de familiares, amigos e autoridades municipais, que enalteceram o papel fundamental do programa no fortalecimento da cidadania e no desenvolvimento dos adolescentes. A Guarda Mirim é uma iniciativa da Guarda Municipal, em parceria com as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e de Ordem Pública. Entre seus objetivos, estão a formação moral e social dos jovens, o incentivo à frequência escolar, e a participação em atividades cívicas, socioculturais e educativas.
A solenidade teve início com a entrada dos alunos, conduzidos pelo coordenador disciplinar Rodrigo Oliveira. Durante a cerimônia, o prefeito Mauricio Rivabem destacou a importância do programa na formação dos jovens cidadãos. “Vocês, jovens, são o futuro de Campo Largo. Hoje, ao concluírem essa etapa, provam que com dedicação é possível transformar a realidade. Continuem sendo exemplos de responsabilidade”, afirmou o prefeito.
O projeto – A Guarda Mirim é um projeto desenvolvido durante todo o ano, em contraturno escolar, para adolescentes matriculados na rede pública de ensino. Além de aulas de cidadania, civismo, segurança pública e segurança pessoal, o projeto realiza parcerias com empresas do município e com o Centro de Integração Empresa Escola do Paraná (CIEE) para o primeiro emprego e encaminhamentos desses adolescentes ao mercado de trabalho. Os alunos participam de ações educativas com a comunidade em escolas, empresas e no trânsito.
O secretário de Ordem Pública, Samir Moussa, ressaltou o impacto positivo da Guarda Mirim na prevenção de delitos e na educação cidadã. “Esse programa é mais do que uma formação; é uma oportunidade para moldar jovens conscientes, que atuarão como multiplicadores do bem em nossa cidade”, disse Moussa.
Já o secretário de Desenvolvimento Social, Eliezer Leal, dirigiu palavras de incentivo aos formandos. “Vocês são prova viva de que o investimento na juventude traz resultados concretos. Sigam confiantes em seus caminhos”, destacou Leal.
A coordenadora administrativa da Guarda Mirim, Karina Dabrowski, e o comandante da Guarda Municipal, Marcos Leitão, também fizeram pronunciamentos, reforçando a relevância do programa para a cidadania.
Formatura – Na etapa mais aguardada do evento, os 26 formandos foram chamados um a um para receberem seus certificados das mãos das autoridades. Para prestar homenagens a Deus, aos pais e aos coordenadores e comandantes do programa, foram chamados os formandos Adryel José Soares Martins, Anelize Lopes da Silva e Davi Augusto Ribeiro Letchacovski, que representaram o compromisso dos participantes com os valores propostos pela Guarda Mirim. Os formandos também receberam a certificação pela formação “Todos contra a Dengue”, da Secretaria Municipal de Sáude.
Faça parte – Se você tem entre 14 e 16 anos, fique atento aos canais oficiais da Prefeitura de Campo Largo. As inscrições para a Guarda Mirim 2025 serão abertas em fevereiro.