Grande Curitiba

Casa so+ma do Itaqui está em funcionamento

Essa é a terceira estrutura de recolhimentos de resíduos em Campo Largo que já se apresenta um exemplo pelo volume recolhido. O local recebe materiais recicláveis e troca por benefícios
13 de dezembro de 2024 às 15:37
(Foto: Thatiana Bueno / SMCSeTI)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), inaugurou na manhã da última quarta-feira (11), a terceira unidade Casa so+ma no município, localizada no bairro Vila Itaqui. Estavam presentes também representantes da startup so+ma, do governo do Paraná, do SIG Group e da cooperativa Recicla Campo Largo.

O espaço de seis m² recebe os materiais recicláveis da população, promovendo o engajamento na reciclagem, e conta com um atendente que auxilia na pesagem dos materiais, bem como computa os pontos. As três unidades de Campo Largo destinam os materiais recebidos para a cooperativa Recicla Campo Largo, conforme Acordo de Cooperação firmado.

A nova unidade terá a atendente Carla Fernanda Rodrigues Bulé, da cooperativa, e está localizada na Avenida Porcelana, 621, na Praça Itaqui que fica em frente à fábrica da Porcelana Schmidt, em espaço público no mesmo padrão das outras unidades locais. Ela foi anunciada aqui e, antes mesmo de abrir, já tinha recebido 642 kg de resíduos da comunidade do entorno, nos dois dias que antecederam a inauguração.

Todos os envolvidos ampliaram a parceria e destacaram o sucesso do programa so+ma vantagens em Campo Largo. A unidade da Ferraria foi inaugurada em outubro deste ano e já recebeu duas toneladas de materiais. A unidade do CIOSP é recorde entre as Casas so+ma de todo o país, somando 181 toneladas recebidas desde que abriu, em 2023, até novembro deste ano. E Allison João dos Santos Vieira, diretor financeiro da Recicla Campo Largo, comentou na ocasião a alegria de receber uma terceira unidade e a expectativa de volume de arrecadação. “Todo material que vai para a cooperativa é zero rejeito e já processamos mais de 180 toneladas de materiais oriundos das casas so+ma”.

O evento – Segundo o secretário de Meio Ambiente, Thiago Teixeira, é um orgulho para o município se tornar bom exemplo e alcançar resultados na reciclagem e no desenvolvimento sustentável. “Esse programa é a materialização do que está na Carta Magna que diz que a responsabilidade pela preservação do meio ambiente é de todos. Mais do que nunca precisamos achar caminhos na questão ambiental, e social, e com essa parceria estamos encontrando o rumo certo e buscando fazer a lição de casa com relação à correta destinação e reutilização de resíduos. Celebramos grandes conquistas este ano para Campo Largo como a aprovação do nosso plano de gerenciamento de resíduos, e ainda teremos mais parcerias a caminho, bem como a abertura de credenciamento das cooperativas”, revelou.

Claudia Pires, CEO da so+ma, conduziu a ocasião e destacou a união de vários atores em prol do consumo consciente e do cuidado com a natureza. “O que mais prezamos é essa atuação conjunta para fazer acontecer. Queremos cada vez mais que o programa seja da cidade e para a cidade. O movimento da so+ma é de descentralizar e de oferecer uma estrutura que seja movimentada pela população”, disse.

A gerente de sustentabilidade do SIG Group na América do Sul, Isabela de Marchi, ressaltou o fato da empresa estar baseada em Campo Largo, e da visão da empresa com relação à sustentabilidade. “Além de estarmos aqui, produzimos embalagens longa vida, então entendemos nossa responsabilidade na cadeia e queremos devolver mais para o meio ambiente e para sociedade. Sermos o patrocinador do programa so+ma vantagens nos dá a oportunidade de somar e de incentivar, seja aqui no município e em outras regiões do país. O programa de pontos ajuda a criar um hábito que defendemos, dá benefícios em troca, e ainda permite manter as vantagens mesmo que a pessoa mude de localidade, possibilitando que ela se mantenha no programa e na reciclagem”.

Por fim, Isabella Tioqueta, coordenadora de Saneamento Ambiental e Economia Circular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), confirmou a visão do governo do Paraná de abraçar as oportunidades. “Campo Largo já se tornou um caso de sucesso no estado e, a partir da experiência daqui, estamos replicando para outras cidades. O que queremos é transformar o resíduo em oportunidade de desenvolvimento e agradecemos esse ano pela parceria e tudo que o construímos juntos”, finalizou.

Como funciona – O programa so+ma vantagens é gratuito, funciona em um Ponto de Engajamento chamado de Casa so+ma (um contêiner amarelo), onde a população entrega materiais recicláveis e troca por pontos. Esses pontos podem ser trocados por diferentes tipos de benefícios (físicos ou digitais), ou ainda serem doados para organizações sociais (ONG’s) da região.

Para participar do programa so+ma vantagens em Campo Largo (ou em Curitiba) é preciso, primeiro, realizar um cadastro no aplicativo @so+ma vantagens, disponível na Apple Store ou PlayStore. Então recicle, leve seus materiais para pesar (a pontuação é por quilo e tipo de material), acumule pontos e troque por benefícios. Esse é o primeiro programa de incentivos de atitudes socioambientais que promove a Economia Circular – na prática -, estimulando a reciclagem. Dentre os benefícios estão cursos profissionalizantes, ingressos para cinema, desconto em compras online de sites parceiros, troca por produtos básicos como mantimentos e itens de higiene pessoal, possibilidade de transferir doações para ONGs locais, entre outros.

Presenças – Estavam na inauguração Claudia Pires, CEO da so+ma, Isabela de Marchi, gerente de sustentabilidade da SIG Group na América do Sul, Isabella Tioqueta, coordenadora de Saneamento Ambiental e Economia Circular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), Allison João dos Santos Vieira, diretor financeiro da cooperativa Recicla Campo Largo, os vereadores João D’Água (presidente da Câmara Municipal), Pedrinho Barausse e André Gabardo (ambos residentes no bairro), o secretário municipal de Meio Ambiente, Thiago Teixeira, com sua equipe, a secretária municipal de Comunicação Social e Tecnologia da Informação, Danielli Artigas de Oliveira Fuck, Elisangela Viotto Boza, coordenadora operacional no Paraná da so+ma, e Carla Fernanda Rodrigues Bulé, cooperada da Recicla Campo Largo e atendente da Casa so+ma do Itaqui, e população em geral.