Audiência Pública apresentou a reurbanização da rua Alcebíades Afonso Guimarães e teve recorde de público
COM ASSESSORIAS – Na noite da última quinta-feira (30) a prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), realizou uma Audiência Pública no salão social da Capela São Vicente de Paulo, com o objetivo de apresentar à população o plano de reurbanização da Rua Alcebíades Afonso Guimarães.
Durante a reunião, com a presença de cerca de 150 moradores e comerciantes da região, a equipe técnica da SMDU apresentou detalhes do projeto que visa proporcionar melhores condições de mobilidade, segurança, conforto viário e qualidade de vida para a população que utiliza essa importante via que conecta diversos bairros de Campo Largo.
Entenda o projeto – Com um orçamento avaliado em R$ 7.055.372,09, a obra tem um cronograma de execução de 12 a 24 meses, com uma extensão total de 2.534,46 metros, e será dividida em dois trechos: da Rua Antônio Gabardo Jr. à Rua Cabral (1.403,71 metros de extensão); e da Rua Cabral à Rua Rosa Tane Grande (1.130,75 metros de extensão).
Conforme explicado por Sérgio Schmidt, engenheiro da SMDU, esse processo de modernização passará por várias etapas como a colocação de uma nova pavimentação com dimensionamento adequado, a implementação de uma nova galeria de drenagem de águas pluviais e a construção de calçadas acessíveis e seguras.
Ainda segundo Schmidt, a Rua Alcebíades Afonso Guimarães receberá a instalação de sinalização viária, tanto vertical quanto horizontal, bem como a ampliação de trechos específicos para implantação de faixas de estacionamento. O engenheiro ainda listou outros serviços a serem desenvolvidos nesta obra como:
– Terraplanagem;
– Base/ sub-base;
– Revestimento de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ);
– Drenagem;
– Meio fio e sarjeta;
– Serviços de urbanização (paisagismo);
– Sinalização de trânsito e serviços diversos.
Durante a audiência pública, o prefeito Mauricio Rivabem falou sobre os desafios de uma operação desse tamanho, e reforçou com a comunidade que podem ocorrer transtornos relacionados a uma obra desta magnitude, ao longo do caminho, mas que o projeto é necessário para o desenvolvimento da região.
“A obra não será rápida, e estamos à mercê do clima também, de chuva. Pode haver quebra de manilhas, por exemplo, ou quebra de canos de água, há todo o serviço de iluminação, deslocamento de postes. Cada interferência é algo que pode prolongar a obra, e é natural do serviço. É uma obra grande e importante, que vai mudar a vida de cada um de vocês e também valorizar os imóveis de todos”, disse o prefeito durante a ocasião.
Já o Secretário de Desenvolvimento Urbano, João Marcos Cavalin Cuba, falou sobre a importância da realização de uma audiência pública para obras com potencial de impactar a vida da comunidade. E o morador Cassimiro Izidoro, do bairro Itaqui, compartilhou sua experiência com outra obra de grande porte no município, realizada na Avenida dos Expedicionários.
“Ninguém gosta de obra, dá dor de cabeça, mas a gente tem que ter noção de que precisa passar por esse processo para ter uma melhoria”, destacou. “A partir da conclusão da obra, vejo um crescimento de 15% para meu comércio e, tenho certeza, depois da obra concluída cada um vai colher os frutos no seu comércio e poder trafegar com segurança”, completou.
O microfone foi aberto durante esta Audiência Pública para que as pessoas que participaram tivessem a oportunidade de expressar suas opiniões, suas preocupações, bem como deixar questionamentos sobre a obra. Todos os que assim fizeram foram atendidos pela equipe técnica do SMDU e, no final, os presentes concordaram com a realização desta importante obra de reurbanização do município.
Presenças – A audiência pública contou ainda com a presença de diversas autoridades, como o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Pedro Parolin Teixeira e o Secretário Municipal de Obras Viárias, Flávio Barszcz.
Também compareceram os vereadores Paulo Rogério Alves (“Rogério da Viação”), Rafael Diego Freitas, Victor Augusto Bini, Darci Antonio Andreassa Junior, Genesio Francisco Oliveira dos Santos (“Genésio da Vital”), Luiz Gustavo Torres, Alexandre Marcel Kuster Guimarães, Athos Oliveira de Martinez, André Trevisan Gabardo, Rogerio Baumel (“Rogerio das Tintas”), Clovis Luiz Cipriano Junior (“Sensei Clovis”) e Valdemir Inocêncio da Rosa (“Tomazina”).