Grande Curitiba

Louças lendárias: Jogo gratuito aborda a Cultura de Campo Largo

Disponível gratuitamente na loja Google Play, jogo é indicado para todas as idades e coloca jogador para administrar uma fábrica de louças
7 de fevereiro de 2025 às 18:18
(Foto: Dori Prata / Comunicação PMCL)

COM ASSESSORIAS – Além de entreter, os videogames podem ser uma excelente maneira de transmitir conhecimento e agora os adolescentes de Campo Largo podem aprender com um jogo feito no município.

Disponível gratuitamente para dispositivos Android através da loja Google Play, em Louças Lendárias o jogador deverá administrar uma fábrica de louças, visando alcançar o máximo de lucro possível ao vender sua produção.

O jogo ainda permite que a fábrica seja melhorada e personalizada com a aquisição de novas máquinas de produção e modelos de produtos, cabendo ao jogador decidir como investir a renda adquirida com seus produtos.

“Economicamente o Louças Lendárias é bem complexo, porque você precisa fabricar um certo número de uma louça para poder ganhar uma recompensa, e com ela liberar mais louças,” explica o idealizador do projeto, o campo-larguense Ramon Pablo de Abreu. “A gente tem esse looping financeiro no jogo, que é uma maneira interessante de manter o jogador ativo, além de se divertir com a estética e a cultura local.”

Mesmo que de forma lúdica, Louças Lendárias consegue abordar todo o processo de produção de louças e cerâmicas, da coleta de minérios até a modelagem e pintura, inspiradas em peças reais. Desta forma o jogador conhece um pouco sobre esta importante atividade econômica de Campo Largo, conhecida nacionalmente como a Capital da Louça.

Além de exercitar o raciocínio lógico e o controle financeiro, o jogo contribui para a familiarização da cultura do município, seja pela sua origem na produção de louças/porcelanas, seja por incluir pontos turísticos, a programação cultural e eventos históricos.

Desenvolvimento – Dirigida por Ramon, a equipe multidisciplinar se dedicou por um ano para desenvolver o Louças Lendárias, enfrentando os mais variados problemas devido à complexidade natural da criação de jogos eletrônicos.

Durante a produção, um dos cuidados tomados pelos desenvolvedores foi em relação à acessibilidade. Assim, o jogo conta com fontes de fácil leitura, bem como controles de cor e volume, permitindo que pessoas com daltonismo ou sensibilidade auditiva também possam se divertir.

O projeto foi desenvolvido com recursos da Lei Paulo Gustavo/2024, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e conta com Classificação Livre, ou seja, é indicado adequado a todas as idades.

Disponível gratuitamente para dispositivos Android, Louças Lendárias pode ser baixado gratuitamente clicando aqui.