Divisão de conservação e educação ambiental promove práticas sustentáveis

COM ASSESSORIAS – Em 2025 a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) implantou a Divisão de Conservação e Educação Ambiental, adição que visa conscientizar a população sobre a preservação ambiental e estimular práticas sustentáveis.
Para promover esses valores, a Divisão focará na educação e sensibilização, desenvolvendo programas educativos para diferentes públicos. Isso acontecerá por meio de materiais didáticos e na realização de palestras sobre a biodiversidade, gestão de resíduos e sustentabilidade.
Para alcançar o melhor resultado nesse processo de educação ambiental, a Divisão atuará em duas frentes:
- Atividades e eventos: organização de visitas guiadas aos parques, oficinas, workshops e mutirões de limpeza, além de campanhas de conscientização ambiental e proteção animal.
- Parcerias e engajamento comunitário: colaboração com escolas, universidades e ONGs, incentivando a participação da população na gestão dos parques e a formação de grupos de voluntários.
A Divisão de Conservação e Educação Ambiental então avaliará a eficácia dessas ações, através da coleta de dados sobre o impacto ambiental e comunicando as atividades pelas redes sociais, em eventos e com materiais educativos.
“A preservação ambiental e a adoção de práticas sustentáveis são essenciais para garantir um futuro equilibrado e saudável para as próximas gerações,” explicou a Chefe de divisão de Conservação e Educação Ambiental, Crislei Ittner. “É importante agirmos com responsabilidade reduzindo o desperdício e usando conscientemente os recursos naturais.”
Educação Ambiental – Em 4 de abril, a Técnica Ambiental da SMMA, Gabrielle Aymeê de Medeiros Khan, ministrou uma palestra para os estudantes do 8º ano do Colégio Bom Jesus da Aldeia, com o tema “Sustentabilidade em empresas locais — Análise da Secretaria de Meio Ambiente na abertura de empresas”.
Diretamente ligada ao projeto integrador desenvolvido pelos alunos, a palestra proporcionou uma compreensão mais aprofundada sobre a importância da sustentabilidade no contexto empresarial, além de esclarecer quais os trâmites ambientais enfrentados por empresas classificadas como de alto risco.
Com essas iniciativas, a divisão busca formar cidadãos mais conscientes e responsáveis, promovendo uma relação equilibrada entre sociedade e meio ambiente.