Grande Curitiba

Ipardes e Prefeitura firmam convênio para produção de indicadores agropecuários e de abastecimento

Novidade inédita no município possibilitará o acesso facilitado a dados confiáveis e, por consequência, ao desenvolvimento de políticas públicas assertivas
25 de abril de 2025 às 17:52
(Foto: Aurélio Munhoz / Ipardes)

COM ASSESSORIAS – Aconteceu na metade deste mês (14), em Curitiba, a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Campo Largo e o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). O secretário estadual do Planejamento, Ulisses Maia, o presidente do Ipardes, Jorge Callado, e o prefeito do município, Maurício Rivabem, assinaram o documento que objetiva a produção de indicadores nos setores agropecuários e de abastecimento do município.

Inclusive, pesquisas locais já estão em andamento para reunir informações sobre o cenário atual de Campo Largo. Estão programadas visitas em 360 domicílios, sendo 80 deles em áreas rurais e 280 urbanos. Jorge Callado explicou que as informações apuradas nos indicadores serão úteis para a formulação de políticas públicas que objetivam a promoção do desenvolvimento rural em Campo Largo.

Já o secretário estadual Ulisses Maia destacou a importância do convênio. “O Ipardes se tornou um instrumento importante de pesquisa para muitas instituições. Em relação a Campo Largo, o convênio vai fornecer importantes indicadores, que ajudarão na definição de políticas públicas em benefício da população da cidade”, avaliou.

Por fim, Mauricio Rivabem fez um agradecimento aos pares pelo convênio e destacou a oportunidade para a gestão municipal. “O Ipardes é um excelente órgão de pesquisa do governo do Estado. Com esta parceria, com certeza teremos muitos dados para fazermos o melhor pelo nosso município”, disse.

A partir do levantamento de dados do Instituto, todas as Secretarias Municipais poderão acessar informações e, por análise, terem melhores condições de compreender problemas sociais, identificar lacunas, barreiras e necessidades, e ainda avaliar a efetividade de políticas já existentes. O acesso e leitura da realidade local pelos dados também levam a tomada de decisões baseadas em evidências e, portanto, mais precisas e seguras.

O levantamento de dados que já está em andamento terá, a princípio, um viés da produção agropecuária de Campo Largo e, segundo o secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Bohdan Metchko Filho, “a partir dos dados do Ipardes teremos uma leitura quantitativa e qualitativa da nossa agricultura, e um olhar mais apurado da nossa identidade campo-larguense”.