Grande Curitiba

Maus Tratos aos animais leva morador de Colombo preso

Animais em situação de maus tratos foram recolhidos pela Secretaria do Meio Ambiente e encaminhados para tratamento veterinário
30 de julho de 2021 às 16:06
(Foto: Divulgação/PMC)

COM ASSESSORIAS – Na tarde de quinta-feira (29), a Secretaria Municipal do Meio Ambiente através da Equipe de Proteção Animal realizou uma operação de fiscalização e apreensão de animais em situação de maus tratos em uma residência na Vila São José, bairro Guaraituba.

Para atender a ocorrência, a Secretaria teve apoio do Delegado Matheus Laiola, da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente do Paraná e também apoio da Guarda Municipal do município.

Segundo a coordenadora da Equipe de Proteção Animal, Francielli Xavier, já havia sido realizada uma primeira visita para vistoriar a situação dos animais após o recebimento de denúncias de protetoras e moradores locais. “Chegamos ao local e constatamos a situação dos animais que se encontravam desnutridos, porém o proprietário recepcionou a nossa equipe de forma ríspida, inclusive nos tocou da residência com um pedaço de pau. Deste modo, tivemos que pedir apoio da Delegacia do Meio Ambiente para tomar as medidas cabíveis”.

Na operação desta quinta-feira, a equipe da Secretaria do Meio Ambiente juntamente com o Delegado Matheus Laiola e a Guarda Municipal, conseguiram entrar na casa e lá encontraram 4 cães em situação bem debilitada, ossos em evidência, amarrados e com patas machucadas.

De acordo com o Delegado Matheus Laiola, o proprietário já havia sido denunciado anteriormente por agressão aos animais. “Chegamos aqui e os animais estavam presos em fio de luz, sem alimento e abrigo. Questionado sobre o seu comportamento contra os cães, o indivíduo confessou ter agredido, mas disse que não cometeu com gravidade. Assim, ele foi preso em flagrante e os animais foram recolhidos, ficando-os sob a responsabilidade do poder público do município”.

A coordenadora, Francielli Xavier relatou que o proprietário dos cães foi notificado pela Secretaria e os cães recolhidos para atendimento veterinário. “Os animais estão muito debilitados, desnutridos, com fraturas e necessitando de cuidados, sendo assim, vamos encaminhar eles para atendimento veterinário e uma alimentação proteica, para se recuperarem. Quando estiverem com a saúde restabelecida, serão castrados e colocados para adoção”.