Grande Curitiba

Evento marca comemoração dos 22 anos do Parque Municipal da Gruta de Bacaetava

12 de maio de 2022 às 15:44
(Foto: Daiana Nodari/PMC)

COM ASSESSORIAS – Na manhã desta quarta-feira (11), de forma antecipada, a Prefeitura de Colombo através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, realizou um evento comemorativo no Parque para marcar os 22 anos de implantação deste que é um dos mais visitados espaços turísticos da Cidade.

O evento que contou com a presença do prefeito Helder Lazarotto, do vice-prefeito Professor Alcione, do Secretário da pasta Plínio Schimidt, vereadores Osmair Possebam e Giovani Strapasson, Secretários Municipais e diretores da Prefeitura, marcou o início de uma nova fase no Parque com a inauguração do Espaço Cultural que vai abrigar exposições e eventos.

Na oportunidade o Prefeito destacou a importância da preservação do Parque e da difusão do potencial turístico da cidade como ferramenta para a geração de renda e oportunidades de negócios e empregos no município.

Já o secretário Plínio, destacou os esforços diários para a manutenção e cuidados com o local, falando que há naquele local um dos maiores presentes que o Criador presenteou o Município.

Descoberta quase por acaso pelo Agricultor Antônio Gasparin, no ainda no século XIX, rapidamente a Gruta de Bacaetava se transformou em uma das maiores atrações da Região.

Com o objetivo de garantir a preservação para esta e as futuras gerações, em 13 de maio do ano 2000, através do decreto 1143/99, foi criado o Parque Municipal Gruta de Bacaetava com ações orientadas dentro de um Plano de Manejo cuidadosamente preparado, seguindo diretrizes e legislações.

A revitalização da antiga casa no Parque, possibilitou a implantação do Espaço Cultural que já está abrigando a exposição Natureza da Gruta preparada pela Bióloga Gabriele Vidolin que trouxe alguns animais taxidermatizados, sendo uma mostra dos animais habitam ou habitaram Colombo representando a fauna da nossa região.

Ainda como parte das comemorações, a servidora municipal Doutora Dalva Simone Strapasson realizou a palestra com o tema “Aquífero Carste”, voltada para os Guias de Turismo e servidores do Parque.

Participaram ainda do evento, o diretor executivo da Secretaria da Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho José Luiz Binotto, a diretora do Departamento de Turismo Denise Sticca Guimarães, a gestora do Parque Beatriz Pereira e a representante do Grupo de Estudos Espeleológicos do Paraná, Gisele Sossegolo.