Grande Curitiba

Estudantes colombenses eleitos para vereadores mirins foram diplomados pelo TRE-PR

A Câmara Municipal de Colombo aderiu ao Projeto Parlamento Jovem no Paraná (Edição 2022), promovido pela Escola Judiciária do Paraná do Tribunal Regional do Paraná (TRE-PR), para promover a democracia entre os estudantes das escolas públicas colombenses. A cerimônia de diplomação foi realizada de forma virtual, com a participação dos alunos eleitos e colégios
16 de agosto de 2022 às 13:36
(Foto: Reprodução/YouTube)

COM ASSESSORIAS – Em um encontro virtual realizado pela Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR) no último dia 28 de julho, aconteceu a diplomação dos eleitos pelos projetos “Parlamento Jovem” e “Eleitor do Futuro” com a participação dos vereadores mirins eleitos e das escolas públicas colombenses. Ao todo, 146 escolas participaram dos projetos, com estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio.

O evento foi conduzido pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura. Amigos e familiares também puderam acompanhar a cerimônia pelo canal do TRE-PR no YouTube.

O presidente do TRE-PR, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, comentou que esses programas são bem sucedidos e que a participação dos estudantes nesses projetos da EJE-PR é um processo de educação cívica. “Esses projetos visam o futuro do nosso eleitorado, já que traz os jovens para uma vivência mais próxima do processo eleitoral. Todos sairão daqui mais seguros e confiantes de seus papéis e levarão adiante a informação correta sobre o funcionamento do processo eleitoral e da urna eletrônica. Vocês nos auxiliarão no combate as notícias falsas nos grupos de conversas e nas redes sociais”, frisou.

As etapas iniciais do processo eleitoral, tais como convenções e eleições foram realizadas pelo TRE-PR, assim como a diplomação dos eleitos. Os diplomados terão mandato até o final do ano letivo. Nesse período, eles poderão acompanhar as sessões na Câmara conforme o agendamento da escola.

O Programa Parlamento Jovem tem como objetivo promover a integração entre a Câmara Municipal e a comunidade escolar do município, proporcionando aos estudantes o conhecimento do papel dos vereadores e o Poder Legislativo, além de despertar nos estudantes o interesse pela participação política, pelo processo democrático e promover o exercício da cidadania.

Cerimônia de Posse – No próximo dia 23 de agosto, a Casa Legislativa colombense realizará, no Plenário Presidente Tancredo de Almeida Neves, a cerimônia de posse dos vereadores mirins do Colégio Estadual Cívico-Militar Dom João Bosco. O evento terá início às 8h30min e será transmitido pelo canal da CMC no YouTube.

Parlamento Jovem – O projeto Parlamento Jovem de iniciativa da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), em parceria com a Secretaria de Educação, Câmaras Municipais e Cartórios Eleitorais. É uma iniciativa destinada aos estudantes do Ensino Fundamental e Médio, que pretende trazer para dentro das escolas do estado o acompanhamento do transcorrer do processo eleitoral de escolha de um candidato a cargo eletivo. A intenção é oferecer aos estudantes a possibilidade de conhecer melhor a divisão dos Poderes do Estado, em especial o Legislativo, além de debater problemas da comunidade e de deliberar sobre possíveis soluções para esses problemas, oportunizando aos alunos da rede de ensino o desenvolvimento da sua formação política. Ao propor a vivência do processo eleitoral, a iniciativa prevê que alunas e alunos cumpram etapas importantes, como alistamento, filiação e convenção partidária, campanha, votação e diplomação. Em seguida, os eleitos passam por capacitação nas Câmaras Municipais e tornam-se aptos a propor um projeto de lei que afete diretamente a comunidade. Esse projeto tem abrangência estadual sob a coordenação da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-PR.

Eleitor do Futuro – Com o objetivo de promover a educação política, o projeto “Eleitor do Futuro” estimula o exercício da cidadania e do voto responsável, por meio de atividades voltadas à conscientização sobre a importância da democracia. A partir da iniciativa, as alunas e alunos elegem partidos em vez de candidatos, tendo em vista que o objetivo principal do projeto é provocar o debate sobre valores essenciais ao cidadão.