Grande Curitiba

Agricultura oferece tosa gratuita de ovelhas

Programa de Tosquia de Ovelhas em Colombo conta com 110 criadores inscritos
29 de novembro de 2023 às 14:12
(Foto: Divulgação/PMC)

COM ASSESSORIAS – “Há quatros anos participo do Programa de Tosquia, que é fundamental para os produtores da região, pois com a chegada do clima mais quente, a tosquia ajuda a prevenir o superaquecimento, garantindo o bem-estar dos animais. Os profissionais que executam o trabalho são altamente qualificados e realizam o processo rápido, fazendo com que os animais não fiquem estressados”, conta o morador do bairro Ribeirão, Fredi D’Agostin e criador de ovelhas há quatros.

Atualmente, há 110 criadores de Colombo inscritos no Programa de Tosquia de Ovelhas, promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). A tosquia dos ovinos, é um fator importante para garantir boas condições sanitárias e controle de doenças nos rebanhos.

A iniciativa visa viabilizar aos criadores a realização da tosquia dos rebanhos de ovinos. Técnicos da secretaria atuam para identificar e inscrever os interessados em realizar as tosquias, além de facilitar o acesso ao programa., destes até o momento foram atendidos 40 criadores. Vale ressaltar, que também existe um número significativo de ovinos nas propriedades rurais do município.

“E nosso papel é sempre buscar alternativas que melhorem e facilitem a vida dos nossos produtores. Nossos agentes se mobilizam para garantir um custo muito mais reduzido e ainda, aqueles que têm poucos animais, sejam também atendidos nas mesmas condições daqueles que têm rebanhos maiores,” destacou o secretário da pasta Jeronimo Strapasson.