Grande Curitiba

Colombo tem referência em tratamento de Feridas e Curativos

Em 2023, houve aproximadamente 3 mil procedimentos realizados com agendamento prévio nas Unidades de Saúde e domiciliar
9 de abril de 2024 às 10:13
(Foto: Divulgação/PMC)

COM ASSESSORIAS – Cuidar da pele de pacientes é fundamental para prevenir lesões por pressão, comuns em acamados. Pensando nisso, a Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Saúde, investe firme no atendimento humanizado e especializado.

Em fase de implantação, o Ambulatório Especializado em Feridas e Curativos, contará com uma equipe de profissionais selecionados para qualificar e efetuar a triagem com a identificação das feridas.

“A partir desta avaliação, podemos garantir aos pacientes o correto encaminhamento e acompanhamento dos profissionais especializados”, explica a diretora de Atenção à Saúde, Ana Harbs.

Em 2024, além dos acompanhamentos já realizados, o destaque é para o atendimento aos pacientes domiciliados e especiais com o tratamento e prevenção da LPP (lesão por pressão) e na onicomicose (micose nas unhas).

“Muito comum nestes casos e com pouco profissional especialista (Podiatra) nesta área”, explica a coordenadora do Ambulatório de Feridas e Curativos, enfermeira especialista Janete Laskowski.

O interesse sobre o tema curativo entre os profissionais de saúde vem crescendo, juntamente com as necessidades da implantação do ambulatório de feridas.

“Quando a proposta foi levada ao âmbito do Estado, foi adotada para implantação em todo o Estado e agora, segue como indicativo do Paraná para que seja implantada nos municípios de todo o País. É muito gratificante ver que esta proposta nasceu aqui em Colombo”, disse Janete – que realiza os atendimentos juntamente com a técnica de enfermagem, Joelma Franck Reis e a Especialista Estomaterapeuta e Podiatra, Dayane Schier – capacitada para os curativos complexos.

Com a implantação do Ambulatório de Feridas, os pacientes com feridas contarão com profissionais referência no atendimento e estarão em sintonia com os profissionais do Ambulatório que são especializados neste tratamento.

“A implantação de um setor para atender pacientes com feridas crônicas e outros serviços especializados é um sonho antigo. E junto com o reconhecimento do SUS como um serviço de qualidade, principalmente no período pós-pandemia, veio a necessidade de diversificar nossos setores e atender os colombenses de forma direcionada e com muita qualidade”, disse o Prefeito, Helder Lazarotto.