Grande Curitiba

Colombo oferece tratamento gratuito contra a Tuberculose

25 de março de 2025 às 19:37
(Foto: Reprodução/internet)

COM ASSESSORIAS – A vacina BCG, aquela famosa marquinha no braço, protege principalmente as crianças contra as formas mais graves da tuberculose.

A tuberculose é uma doença grave, mas tem cura! Em Colombo, os pacientes diagnosticados têm acesso gratuito ao tratamento nas Unidades de Saúde da Prefeitura Municipal. O protocolo, que dura aproximadamente seis meses, é realizado com antibióticos disponibilizados pela rede municipal.

Sintomas: quando procurar ajuda?

Se você apresenta tosse persistente por três semanas ou mais, febre no final da tarde, suor noturno, emagrecimento ou perda de apetite, é fundamental buscar atendimento na unidade de saúde mais próxima. O diagnóstico é feito por meio de exames simples, como raio-X e análise de escarro.

A secretária de Saúde, Marilda Zanoni, reforça a importância de iniciar e concluir o tratamento corretamente.

“Esta é uma doença que tem cura, por isso, é imprescindível iniciar o tratamento de forma ágil e concluir todo o protocolo medicamentoso. A interrupção do tratamento após os primeiros sinais de melhora pode ocasionar o retorno da doença de forma mais agressiva. Se precisar, busque uma unidade próxima da sua casa”, destacou.

A importância da prevenção e do tratamento

Além do tratamento, a prevenção também é essencial. A vacina BCG, aquela famosa marquinha no braço, protege principalmente as crianças contra as formas mais graves da tuberculose.

No Dia Mundial da Tuberculose, celebrado em 24 de março, as instituições de saúde reforçam as orientações sobre a doença. A data foi estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1982, em homenagem aos 100 anos do anúncio da descoberta do bacilo causador da tuberculose.

SAE/CTA: apoio e orientação para a população

O Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) oferecem suporte para quem precisa de informações sobre tuberculose, HIV, hanseníase e outras doenças.

Local: Rua São Pedro, 864 – em frente à UPA Maracanã, entre a Maternidade Mar e o Hospital de Olhos
Contato: (41) 3606-0730 (WhatsApp)